segunda-feira, 25 de abril de 2011

"Na presença de Deus, até a tristeza salta de alegria!"

            Muitos cristãos não possuem o saudável e necessário hábito de ler a Bíblia Sagrada. Quando eu digo ler a Bíblia, não estou falando em "passar os olhos", nem ler versículos isolados e, muito menos, fazer "roleta russa" com a Palavra de Deus, ou seja, abrí-la aleatoriamente pra ver o que o SENHOR tem pra falar com ele ou ela naquele dia. Ora, a Bíblia requer leitura assídua, estudo constante, pesquisas e, claro, muita oração, para que o Seu Autor nos revele certos mistérios que Teologia alguma no mundo consegue explicar.

            Certa vez, quando ainda era novo convertido, fiz a seguinte pergunta a Deus: "Senhor, por que o temor e não o amor é o princípio da sabedoria?" (fiz a pergunta com base em Provérbios 9.10). O Senhor não respondeu a minha oração na mesma hora. Todavia, alguns dias depois, talvez semanas, eu estava dirigindo sozinho, da cidade de Itabuna para Ilhéus, no Sul da Bahia. Não estava pensando na pergunta que havia feito a Deus acerca do "por que ser o temor o princípio da sabedoria e não o amor". De repente, de uma forma muito clara e incisiva, o Espírito Santo de Deus respondeu a pergunta do meu coração. Ele me disse: "O temor gera a obediência; a obediência gera a bênção; a bênção gera a gratidão; e a gratidão gera o amor". Aleluia! Que coisa maravilhosa! O Senhor respondeu a minha pergunta de uma forma que eu pude entender muitas verdades vinculadas a uma única resposta. Isso mostra que se tivermos alguma dúvida acerca da Palavra de Deus e com sinceridade orarmos a Ele, certamente Ele nos responderá. A resposta que Deus me deu está escrita até hoje na primeira Bíblia que li de capa a capa em dois meses e oito dias, quando ainda estava dando os meus primeiros passos na presença do SENHOR.

            "(...) Errais não conhecendo as Escrituras...", disse o Senhor Jesus aos saduceus que O indagavam acerca da ressurreição dos mortos (Mt 22.29). No Livro do Profeta Oséias 4.6 está escrito: "O meu povo foi destruído,  porque lhe faltou o conhecimento (...). Observe que Deus falou que o Seu povo "foi destruído por que lhe faltou o conhecimento", e esta afirmação do Senhor se refere a acontecimentos em torno de 753 a 715 antes de Cristo. Porém, nos dias hodiernos, ainda tem gente que perece por falta de conhecimento, inclusive pessoas que se declaram cristãs. Com todas as facildades de comunicação que possuímos, como publicações de Bíblias para todos os gostos, com diversos estudos que facilitam o entendimento do leitor, com a poderosa ferramenta de busca do Google, com a incalculável quantidade de livros que abordam temas bíblicos, seus personagens, os costumes das épocas, a geografia, etc., ainda há pessoas que, por pura preguiça e/ou negligência, ignoram as preciosas verdades contidas na Bíblia Sagrada. E, creia, muitos homens e mulheres que possuem a missão de pregar a Palavra de Deus estão enquadrados nessa dramática assertiva. Isso porque muitas vezes não estudam nem o próprio texto que vão pregar, e acabam por declararem nos púlpitos mensagens desviadas do seu verdadeiro significado. É o caso da errônea expressão: "Na presença de Deus, até a tristeza salta de alegria!". Creio que quem declara isso (e não são poucos os que o fazem), não tenham se dado ao trabalho de ler pelo menos o capítulo de onde eles tiraram essa ideia. Se leram e não entenderam, que pesquisem e, se ainda assim não entenderem, que orem ao SENHOR e perguntem Àquele que inspirou as Sagradas Escrituras.

Leviatã = crocodilo (Jó 41.1-34)
Fato é que quem afirma que "na presença de Deus, até a tristeza salta de alegria!", se baseia no Livro de Jó, capítulo 41 e versículo 22, onde está escrito: "No seu pescoço pousa a força; perante ele, até a tristeza salta de alegria." - tem tradução que diz "prazer" em lugar de "alegria". Sabemos que o versículo 22 está se referindo sobre quem já vem sendo descrito desde o versículo 1 do capítulo 41 de Jó, ou seja, o leviatã. Pois bem, o leviatã se trata do mesmo crocodilo, como consta no Comentário Bíblico Beacon: "Segue-se imediatamente uma descrição detalhada de Leviatã - que também é uma transliteração do termo hebraico. Geralmente se considera que a descrição que melhor se encaixa é a de um crocodilo..." (CPAD, Comentário Bíblico Beacon, 3ª Edição, 2009, p. 92). Ora, pelo contexto já dá pra perceber que não é na presença de Deus que a tristeza salta de alegria (ou prazer). Essa metáfora se refere ao grande susto que uma pessoa toma diante de um crocodilo, não de Deus.

            Que sejamos como os irmãos de Beréia, na época do Apóstolo Paulo, que eram atentos e vigilantes em relação ao que era pregado pelos irmãos, conforme encontra-se registrado na Palavra do Senhor: "E logo, de noite, os irmãos enviaram Paulo e Silas para Beréia; tendo eles ali chegado, foram à sinagoga dos judeus. Ora, estes eram mais nobres do que os de Tessalônica, porque receberam a Palavra com toda avidez, examinando diariamente as Escrituras para ver se estas coisas eram assim" (Atos 17.10-11). E que possamos estudar a Bíblia com dedicação, buscando sabedoria da parte do SENHOR para entedermos a mensagem que ela nos transmite, a fim de não corrermos o risco de sermos engodados pelas mensagens destorcidas de pregadores desinformados ou heréticos e, assim, não  perecermos por falta de conhecimento.

            A graça do Senhor Jesus Cristo; e o amor de Deus; e a comunhão do Espírito Santo sajam contigo, hoje e eternamente. Amém!


Pastor Hafner
Chavannes - Suíça

30 comentários:

  1. a paz do senhor pastor, a bíblia diz também em joão 5,39 para examinar as escrituras para ter nelas vida eterna,muito boa postagem concordo plenamente com o senhor. más queria saber quem é dono de tudo que está debaixo do céu como está escrito em jó 41,11 já que é voltada ao leviatã? um grande abraço Deus abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor, amado irmão Dheymes.

      Vamos por etapa:

      1) Quanto a João 5.39, citado pelo irmão, o Senhor Jesus não está determinando que examinemos as Escrituras. Nessa passagem, Ele está confrontando os hipócritas que, apesar de examinarem as Escrituras, não queriam ir até Ele. Observe o contexto, até que o Senhor Jesus fala: "Examinais as Escrituras (ou seja, "vocês examinam as Escrituras), porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam. E NÃO QUEREIS VIR A MIM PARA TERDES VIDA." Em nossos dias não é diferente, pois há pessoas que examinam as Escrituras, porém não vivem segundo a vontade do SENHOR.

      2) Quanto a você querer saber quem é dono de tudo que está debaixo dos céus, a resposta é: Deus. Observe que o SENHOR está travando um diálogo com Jó e no capítulo 41, versículo 11, Ele diz que "tudo o que está debaixo de todos os céus é meu", ou seja, tudo é Dele, de Deus. Quanto a isso, o livro 3 do Comentário Bíblico Beacon, da CPAD, na página 93, diz o seguinte: "...Visto que nenhum homem é forte o suficiente para combater Leviatã (crocodilo), menor ainda é a possibilidade de alguém ser qualificado para erguer-se diante de Deus. Tudo O QUE ESTÁ DEBAIXO DE TODOS OS CÉUS É MEU (Jó 41.11). Jó não tem nenhuma reivindicação a fazer a um Deus que possui tal estatura".

      Deus é o Dono de todas as coisas. aleluia!!!

      Espero ter respondido ao irmão. Caso contrário, por favor, reelabore a tua pergunta e terei a honra de respondê-lo outra vez.

      Um forte abraço!

      No amor de Cristo Jesus...

      Excluir
    2. Amado, creio que o irmão que mantém este blog precisa de reconciliação com O ESPIRITO SANTO DE DEUS. Dá forma que ensina, até Jesus seria exortado/ensinado.

      Jó 41, assim como interpretado pelos maiores teólogos do mundo e pequenas pessoas, ou seja, as coisas que não são, pequenos pregadores como afirmado pelo irmão, tem significado exatamente como proposto. O texto compara o crocodilo ao próprio Deus na medida que se desenvolve, de forma algumas vezes difíceis de percepção sobre quem é o sujeito do versículo. Você precisa estudar menos e orar mais... Observação: Como o irmão gosta de ESTUDOS, encontre por favor a justificativa Bíblica para autoridade pastoral feminina, NÃO EXISTE. Todas as Mulheres na Bíblia mesmo em postos de liderança estavam sujeitas aos seus próprios maridos e costumes da época. Na teologia 1 exemplo significa que tal atitude não pode ser tomada como regra Bíblica, a exemplo do teste de JÒ. Portanto, deixa de ser fariseu e para de cobrar das pessoas o que não é executado em sua casa. POR QUE SERÁ QUE OS CORROMPIDOS CATÓLICOS NÃO ACEITAM O SACERDÓCIO FEMININO? Nisso pelo menos eles não se corromperam.

      Excluir
  2. Caro Pastor,
    Tenho uma Bíblia versão João Ferreira de Almeida e em jó 41,22 dia "No seu pescoço reside a força; e diante dele salta o desespero."
    Cadê escrito que a tristeza salta de alegria?
    Abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro irmão Alex,

      A paz do Senhor Jesus!

      Como você mesmo afirmou, a tua Bíblia possui uma das versões de João Ferreira de Almeida para a tradução da Palavra de Deus. A tradução da minha Bíblia diz que "...perante ele, até a tristeza salta de prazer" (Jó 41.22b). Todavia, o que está em evidência nesta postagem é o fato de muitos considerarem que é na presença de Deus que a tristeza salta de alegria (ou prazer), sendo que o contexto não diz isso.

      Um forte abraço...

      Fica na paz do Senhor Jesus Cristo!

      Excluir
  3. ei Amados...se quiserem Saber a Pergunta..Perguntem Para o Espírito Santo...Assim Como o Espírito Santo Falou com o Amado Pastor...

    Se Fala com ele...Fala com vc Tbm...

    O que ele Disse é Verdade...

    só que o Problema está em a pessoa Dizer que Está Escrito Na Bíblia...

    É Errado diante de DEUS Dizer q algo está na Bíblia sendo que não está...

    Se Não Está Não Fale "Está"....Fale "na minha Opinião"

    Porque Naquele Dia Vamos Prestar Conta de Tudo o que Falarmos...

    o ESPÍRITO SANTO Não Deixa os Servos DELE Envergonhado...

    "diante dele salta o desespero" que quer dizer que o desespero salta..ou logo muda..assim como da tristeza para a alegria...

    ali Não está Dizendo "Salta de Desespero"

    Espero Ter Ajudado...

    Senão Que DEUS te Abençoe...

    Orem Pelos Pastores que Estão Trabalhando na Obra...Orem Para que a Boa Obra Do SENHOR Se Cumpra Em Nossas Vidas...

    Pois, Precisamos Unir as pessoas Através do Espírito SANTO Em AMOR, PAZ..Para que Todos Possamos Estar Prontos Para o GRANDE Dia Do SENHOR..

    Porque Em BREVE Virá...

    ELE Virá Qualquer Momento...

    Naquele Dia Somente a Misericórdia Vai Triunfar...

    Por Isso Diz...Bem - Aventurado Os Misericordiosos Porque Alcançarão Misericórdia...

    Abraços à Todos Em Nome de JESUS CRISTO

    Fiquem Na PAZ!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor Jesus, irmão Fernando.

      Obrigado pelo teu comentário. Que o nosso Deus e Pai, em Cristo Jesus, nosso Senhor e Salvador, continue te abençoando poderosamente.

      Um forte abraço!

      Excluir
  4. Parabéns pastor... Estava procurando esta frase para escrever em uma postagem e encontrei seu texto... Deus te abençoe, me salvou de ser mais um a acreditar sem ser Bereiano...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor Jesus Cristo, irmão Felix.

      Fico feliz por ter contribuído de alguma forma com o amado irmão. Espero poder ajudá-lo em outras ocasiões e também contar com a tua ajuda em algumas das minhas muitas necessidades.

      Que toda honra, e glória, e louvor sejam para o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

      Um forte abraço!

      No amor de Cristo Jesus...

      Excluir
  5. Ja ouvia alguns irmãos, obreiros e até pastores dizendo esta frase, um certo dia estando ao lado de um pastor muito observador e bastante crítico disse "é... eles dizem", e disse, "isso é uma herezia", e me mostrou o capitulo do qual a frase foi tirada, posteriormente, meditando nesta passagem, Deus me fez ver que para ver que aquilo estava errado não era necessário nem olhar no capitulo 41;22 de Jó, mas bastava se fazer uma pergunta, "qual é a alegria da tristeza?", e veria que a alegria da tristeza é ver destruição, miséria, separações, etc, então certamente não poderia ser na presença de Deus, pois na presença de Deus toda tristesa pode sim ser destruida e ser manifesta a alegria. A paz do Senhor. Robinson - obreiro do Senhor e discipulador, formando discipulos para Jesus, com a verdade, ass. de Deus Goiânia GO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor Jesus, amado irmão Robson.

      Obrigado pelo teu comentário. Que o Senhor continue te abençoando poderosamente.

      Um forte abraço!

      Excluir
    2. Paz e Graça,

      A frase ora em questão não se trata de uma heresia (ação, dito ou atitude que desrespeita a religião - Dicionário Houaiss).

      Excluir
  6. Agradeço aos amados irmãos pelos comentários e rogo as vossas orações em nosso favor e em favor da Suíça, para que o SENHOR nosso Deus, em nome do Senhor Jesus Cristo, traga um grande avivamento para esta nação.

    Um forte abraço a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, que a gloriosa paz do Altíssimo refrigere vossas almas, Deus conta conosco para clamar pelas nações, pois a oração é a chave, conte também comigo em oração, a missão específica primordial do verdadeiro cristão é essa.
      Que a graça do Senhor nos alcance todos os dias, abraço.

      Excluir
  7. Meu Deus me sinto muito envergonhada muitas das vezes ouvi esta frase e também a pronunciei com tanta certeza realmente perecemos por falta de conhecimento por falta de ler a bíblia todos os dias nos alimentar da palavra de Deus, que o senhor me de sabedoria e discernimento da tua palavra. Pastor ore por mim

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. boa está palavra ,que Deus abençoe sou de salvador bahia ,um dos frutos a alegria é preciso ter para nós vencermos as lutas cotidianas.

    ResponderExcluir
  10. Muito elucidativo, pastor. Bênçãos sem medidas sobre ti e sobre a tua casa, glórias a Jesus, nosso Deus!!

    ResponderExcluir
  11. A paz do Senhor Jesus!!! Nos versículos 10,11,12, Deus não faz alusão ao poder do leviatã para mostrar que ele pode ser poderoso e temido porém, Deus deve ser muito mais temido? Nos demais versículos dá até para confundir o relato como se Ele falasse de Si mesmo! Concluindo, se a tristeza salta de alegria e prazer, porque não diante de Deus? Como o pastor mesmo citou: "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria". Temeremos mais ao leviatã? No caso a questão é a interpretação! Fico com os irmãos mais antigos nessa: "Na presença do Senhor até a tristeza salta de alegria(prazer)".

    ResponderExcluir
  12. Graça e paz. É boa a discussão num patamar respeitoso. Ainda que de forma exegese o texto refer-se a leviatã, a frase mexe bsstante com nosso imaginário. E por que não dizer irmãos que , de forma interptetativa, diante do nosso Deus até a tristeza salta de alegria. A frase ja que em isaias ele nos dá oleo de alegria. Então, eu não vejo razão para não afirma que diante do Senhor " até a tristeza salta de alegria". Pois se alguem lêr este versículo de forma isolada vai entender o que ele quer dizer; alegrai-vos no Senhor!

    ResponderExcluir
  13. Paz do Senhor pr. Hafner, td bem?
    Postagem muito esclarecedora e edificante. Que a igreja hodierna abra os olhos físicos e espirituais para a necessidade de conhecer a palavra do Senhor através do estudo aprofundado.
    Seguindo o blog do sr., convido a conhecer o meu tbm!

    http://blogdowaltim.blogspot.com

    Microscopicamente falando (João 3.30),

    pr. Walter Filho

    ResponderExcluir
  14. a palavra de Deus é simples, os estudiosos é quem a complicam, mas pelo poder e graça do Espírito Santo somos compreendidos pelo pai, bom acredito que nesse diálogo de Deus com Jó, o senhor está mostrando a ele através de simples exemplos o tamanho do seu poder, nós não temos capacidade humana de compreender os desígnios de Deus ainda bem que ele como um bom professor usa de comparações..... mesmo que na sua visão essa expressão esteja sendo usada de forma errada, me pergunto, quem diante do poder de Deus é capaz de ficar triste? só o próprio satanás pq sabe que está derrotado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo Joyce! Amei seu comentário! Deus é fiel!

      Excluir
  15. A Paz do Senhor! irmã Joyce Jales, foi muito sábio seu comentário amei,Deus é contigo e conosco porque ele é a nossa verdadeira Paz, essa que excede a todo entendimento.

    ResponderExcluir
  16. Puxa....como é bom ser orientado...caro Hafner...eu cheguei ao seu blog depois do culto de ontem....porém quero, antes de tudo, dizer como cheguei a este ponto...

    Eu nunca fui me aprofundar sob esta frase...e acredito que aqueles quem dizem esta"expressão" não as fazem por ignorância ou qualquer coisa do gênero, mas pela fé e crença de quando ouvi esta expressão pela primeira vez....

    Minha defesa: se estava falando de leviatã ou crocodilo, de uma besta fera ou um monstro, eu sempre acreditei que diante de Deus ATÉ A TRISTEZA PULA de ALEGRIA....

    O meu erro: Ontem ao ministrar um louvor de jubilo/alegria na igreja mencionei esta expressão!!!

    Onde errei: Errei ao dizer: "...esta escrito na bíblia que diante de Deus até a Bíblia salta de alegria".

    Minha colocação: Creio que a bíblia é completa e perfeita e não há nela sombra de duvidas. E a Bíblia me gera fé (fé vem pelo ouvir...e ouvir do que? da palavra de Deus!...Eu sempre disse esta frase pela minha fé, mas ERRONEAMENTE citei de que esta expressar estava escrita na bíblia.

    de fato a expressão esta, porém a referencia é a um "monstro".

    O que isso muda? Para mim, nada!
    O que isso interfere? Interfere na minha humildade em reconhecer de que usei uma expressão errada!

    Não julgo quem diz esta expressão, pois as vezes diz pela sua fé! E ai como podemos julgar a fé de cada um?
    Mas se olharmos do ponto de vista de que ao dizer da Bíblia é preciso comprovar a origem do texto...então fica ai uma lacuna...e esta lacuna pode ser usada de forma contraria ao cristianismo!

    Continuarei dizendo esta frase? SIM, mas de uma outra forma


    "...em Jó 41 diz que a tristeza salta de prazer diante do leviatã, então imaginem só diante do nosso Deus...!"

    Aprender antes de tudo é reconhecer humildemente o erro...mas nunca desconsiderando a fé, pois o ensino sem fé...é letra, mas o ensino com fé: é poder sobrenatural.

    Obrigado Hafner
    Obrigado meu pastor Robinson Guedes - Igreja Batista Jave Nissi - Jacareí-SP
    ibjavenissi.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá,posso sim até dizer que perante Deus até a tristeza salta de alegria ,mais não me referindo a esse versiculo de jó que não tem nada a haver e não dizendo que a Biblia diz e sim dizendo que pela grandesa e poderio de Deus a tristeza pode se tornar em alegria.

    Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir
  18. Muito bom pastor parabens pelo estudo Continue assim perminto que Deus te use fique firme nas promessas

    ResponderExcluir
  19. Naquele dia o SENHOR castigará com a sua dura espada, grande e forte, o leviatã, serpente veloz, e o leviatã, a serpente tortuosa, e matará o dragão, que está no mar.

    Isaías 27:1

    ResponderExcluir