OS OITO NÍVEIS ESPIRITUAIS

Nosso estudo está baseado em II Pedro 1.5-7. Vamos lê-lo em duas versões em Português e se você lê Inglês, poderá conferir na King James Version.

Versão Revista e Atualizada

II Pedro 1.5-7 - E por isso mesmo vós, empregando toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, e à ciência o domínio próprio, e ao domínio próprio a perseverança, e à perseverança a piedade, e à piedade a fraternidade, e à fraternidade o amor.

Versão Corrigida e Revisada Fiel ao Texto Original

II Pedro 1.5-7 - E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, E à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade, E à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade.

Versão King James

II Peter 1.5-7 - And beside this, giving all diligence, add to your faith virtue; and to virtue knowledge; and to knowledge temperance; and to temperance patience; and to patience godliness; And to godliness brotherly kindness; and to brotherly kindness charity.

A primeira coisa que nos chama a atenção é a palavra diligência. Consultei o dicionário de sinônimos e descobri que diligência significa agenciamento, atividade, desvelo, empenho, esforço, força, solicitude, esmero, apuro, capricho, primor, zelo, cuidado, perfeição e requinte.
Isto já nos mostra algo de suma importância: o apóstolo está nos concitando a empregar todo o nosso potencial em adquirir ou realizar algo. E o que será?

A segunda palavra chave que encontramos é a palavra acrescentai. Nas duas versões em Português encontramos a mesma palavra. Em Inglês encontramos add que significa praticamente a mesma coisa, mas também significa aumentai, colocai dentro, inseri, ajuntai, afixai, colai e incluí.

Então, o que Pedro está afirmando?

Ele está dizendo que é necessário fazer todo o esforço para acrescentar ao nível da fé outro nível, superior, que deve ser atingido por todo cristão.

Esse nível é a Virtude.

Por incrível que pareça a grande maioria dos crentes conforma-se em chegar ao segundo nível somente e com isto acha que já atingiu a estatura de varão perfeito. Sinto muito, irmão, você ainda tem que galgar seis níveis para chegar lá.

A igreja de Cristo sabe onde está fundamentada, sabe qual é a sua posição, por isto sabe também que tem que continuar, não se esforçando simplesmente, mas crendo que o Senhor, que começou a boa obra há de aperfeiçoá-la até o dia de Cristo Jesus.

Mas, o que é a virtude? É o batismo com o Espírito Santo. Quando Jesus deixou seus apóstolos na terra, o que foi que ele ordenou?

Atos 1.8 - Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.

Após receber a salvação, a fé, que é a base de todo o processo, o filho de Deus tem que continuar sua caminhada. O terceiro nível, pois, da vida cristã vitoriosa, é o nível da Ciência ou do Conhecimento. Que tipo de conhecimento? Acadêmico? Teológico? Não!

É aí que começam as observações iluminadas das Escrituras. Existem inúmeras passagens que as pessoas passam por cima sem perceberem, porque não atingiram o nível do conhecimento.

A Bíblia não é um livro simples nem simplista. Ela é a palavra inspirada de Deus e é um livro sobrenatural. Para entendê-la é necessária a iluminação do Espírito Santo. É necessário ter atingido este terceiro nível. E o que é mais interessante: não se galga um destes oito degraus sem ter passado pelo anterior. Desculpe-me, mas você que não crê no batismo com o Espírito Santo e que nunca o recebeu, poderá ser um expert em Teologia, em Filosofia e em todos os mistérios e toda a ciência, mas jamais entenderá a ciência do Altíssimo.

O quarto nível é o nível da Temperança ou do Domínio Próprio. Quero salientar bem a palavra próprio. Apesar de ser o quarto nível, apesar de já estar em uma posição muito abençoada, muito gloriosa, ainda é um domínio que parte do homem redimido. Mas, de qualquer forma é maravilhoso. Agora, se você entender e aceitar o que aqui está sendo dito, poderá compreender que mesmo atingindo o segundo nível, do batismo com o Espírito Santo e o terceiro do conhecimento sobrenatural e iluminado das Escrituras, você ainda tinha sérias dificuldades para dominar uma gama de coisas terríveis em sua vida. No quarto nível o cristão já pode respirar aliviado, porque consegue dominar seus inimigos, os pecados.

Mas, será que este já é um nível seguro total? Ainda não. Vamos chegar lá.

Até o quarto nível é possível voltar atrás e até precipitar-se para o nível da fé e daí para o mundo.

O quinto nível é o nível da Perseverança. Deste nível em diante já existe uma segurança. Deste nível em diante já existe tranqüilidade. Se você atingir este nível não mais voltará atrás.

O sexto nível é o nível da Piedade. Se você buscar a definição de piedade no dicionário, encontrará sinônimos como estes: "Clemência", "comiseração", "devoção". Mas, se buscar no dicionário da revelação, vai descobrir que este nível é a posição em que o filho de Deus vive vinte e quatro horas por dia em contato absoluto com a eternidade. Não é atoa que a palavra grega para fé, pistis, significa também "sintonia".

O sétimo nível que você achava difícil de viver nele é o nível da Fraternidade. Muitos pregam a respeito do amor fraternal e até se esforçam para atingi-lo, mas, como já disse, não é possível saltar degraus nesta caminhada. É impossível alguém sentir profundo amor fraternal por todos os irmãos, sem ter passado pelos seis níveis anteriores.

O oitavo nível, que é a estatura do varão perfeito é o do amor AGAPE. Isto significa um amor fora do comum, sobrenatural, o amor por todos os homens. Se você já chegou aí, parabéns, você é um dos membros áureos da verdadeira igreja de Cristo. 



Autor: Paulo de Aragão Lins

Nenhum comentário:

Postar um comentário