JESUS NÃO É O LÍRIO DOS VALES E NEM A ROSA DE SAROM!

Imagem: Reprodução

Quando comecei a minha caminhada com o SENHOR JESUS CRISTO, em 1991, uma das primeiras músicas que ouvi, e gostei, é a que diz em sua letra:

"(...) Jesus é o Lírio dos Vales, Rosa de Sarom
Até seus espinhos, são marcas de amor
Agora Ele vive a plantar um grande jardim
Se você quiser será uma flor..."

Sim, a letra diz isso mesmo: "Jesus é o Lírio dos Vales, Rosa de Sarom". Mas essa afirmação está ERRADA. O Senhor Jesus não é o lírio dos vales e nem a rosa de Sarom. Talvez você já saiba disso, porém, caso não saiba (ou saiba e não tenha base para defender essa verdade), vamos postar aqui alguns fundamentos que não deixam dúvidas quanto ao que o título desta postagem diz. Para isso, recorreremos aos estudos de duas Bíblias respeitadas: a Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, publicada pela CPAD, e a Bíblia de Estudo das Profecias, publicada pela Editora Atos, bem como à Enciclopédia de Comentário Bíblico Beacon, também pubicada pela CPAD.


Como sabemos, a música que diz ser o Senhor Jesus o lírio dos vales e a rosa de Sarom foi baseada no livro de Cantares, Capítulo 2, versículo 1, onde se lê: "Eu sou a rosa de Sarom, o lírio dos vales". O livro de Cantares foi escrito por Salomão, provavelmente no início do seu reinado, cerca de 960 a.C. O propósito de Cantares é "cantar o amor entre o noivo (o rei Salomão) e a noiva (a Sulamita), reafirmar a santidade do casamento e descrever o amor de Deus por seu povo" (CPAD, Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 1995, p. 887).

O propósito de Cantares "depende da perspectiva que se toma: ficcional, alegórica ou histórica?". Quanto a isso, podemos ler na Bíblia de Estudos das Profecias (Editora Atos, 2ª edição, 2005, p. 731):

"1) Ficcional: algumas pessoas acreditam que este cântico seja um drama ficcional que relata a atração de Salomão por uma pobre mas atraente moça do seu país e o seu casamento com ela. Contudo, há indicações de que a história realmente tenha acontecido.

2) Alegórica: sob esse aspecto, o propósito principal de Cantares de Salomão é ilustrar a verdade do amor de Deus para com o seu povo, quer sejam os eventos fictícios ou não. Alguns comentaristas insistem  em que o livro seja verdadeiramente histórico, mas que o seu propósito principal é ilustrar o amor de Deus  por Israel e o amor de Cristo pela Igreja. Esta interpretação, porém, é subjetiva e carece de evidências. Há outras passagens  em que o relacionamento entre marido e mulher é usado simbolicamente (cf. Ez 16.23; Os 1-3), mas nelas há sempre uma indicação clara do simbolismo. A perspectiva alegórica pode ser uma aplicação para o livro, mas não deve ser a interpretação principal.

3) Histórica:  Cantares de Salomão é o registro poético do romance real entre Salomão e a mulher sulamita. Os vários cenários do livro exaltam as alegrias do amor na corte e no casamento, além de ensinar que a beleza física e a sexualidade no casamento não devem ser desprezadas como ignóbeis ou despiritualizadas. (...) Portanto, Cantares de Salomão é um ousado e positivo endosso de Deus ao amor conjugal em toda a sua beleza física e espiritual. Esta interpretação não quer dizer que o livro não tenha uma ilustração ou aplicação espiritual. Ele certamente ilustra o amor de Deus pelo povo da aliança, Israel, e antecipa o amor de Cristo por sua esposa, a Igreja."

Todavia, o cerne dessa postagem é a afirmativa de que o Senhor Jesus Cristo não é o lírio dos vales e nem a rosa de Sarom como muitos afirmam nos púlpitos e até cantam. Então, vejamos o que diz o comentário da Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal acerca do capítulo 2 e versículo 1 de Cantares:

"A rosa de Sarom e o lírio dos vales eram as flores comuns em Israel. Ao comparar-se a elas, é possível que a Sulamita estivesse dizendo que não era tão especial, era uma mulher comum; mas o amado respondeu que ela era extraordinária, um 'lírio entre os espinhos'. Salomão usou a linguagem do amor (...)" (CPAD, Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 1995, p. 889).

O livro 3 da Enciclopédia Beacon, publicado pela CPAD, que trata do Livro de Jó a Cantares de Salomão, fala claramente sobre o assunto em pauta. Vejamos:

"(...) em 2.1, a jovem se identifica com um estilo de vida mais simples do que estar na corte do rei.


"Eu sou (somente) uma rosa (heb., açafrão) de Sarom, um lírio dos vales." (RSV)

Mas o nobre pretendente apaixonado responde: 

"Se você é apenas um lírio, como um lírio entre espinhos é minha amada entre as jovens solteiras." (Pouget)

As interpretações alegórias antigas atribuíram as palavras de 2.1 ao Amado, e assim elas se aplicavam ao Senhor. Nesse contexto, o versículo foi a inspiração para as músicas evangélicas 'Jesus, Rosa de Sarom' e 'O Lírio do Vale'." (CPAD, Comentário Bíblico Beacon, 3ª edição, 2009, pp. 483 e 484).

Bem, espero que esse assunto tenha sido esclarecido e, certamente, estarei aberto ao teu comentário, perguntas e mais informações que possam enriquecer essa postagem.


A graça e a paz do Senhor Jesus Cristo!


Pastor Hafner
Bruxelas - Bélgica

70 comentários:

  1. Excelente!
    Há um monte deste por aí. Por exemplo: "Num carro de fogo Elias foi levado para o céu.Carros e cavaleiros disse Eliseu que ficou maravilhado vendo aquele fogaréu.
    E viu Elias sendo arrebatado num carro de fogo para o céu."
    Não estou criticando, inclusive a canção é muito bonita e eles muito abençoados, mas é preciso ter cuidado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desculpe mana mas não deu para entender o que vc quis dizer só para ajudar o que diz na biblia nos vers 9,10 e 11 de 2 reis cap 2-------------9 Depois de atravessar, Elias disse a Eliseu: "O que posso fazer em seu favor antes que eu seja levado para longe de você?"
      Respondeu Eliseu: "Faze de mim o principal herdeiro de teu espírito profético".
      10 Disse Elias: "Seu pedido é difícil; mas, se você me vir quando eu for separado de você, terá o que pediu; do contrário, não será atendido".
      11 De repente, enquanto caminhavam e conversavam, apareceu um carro de fogo puxado por cavalos de fogo que os separou, e Elias foi levado aos céus num redemoinho

      Excluir
    2. Irmão pelo amor de Deus o livro de cantares nada mais é do que a representação entre Jesus e a noiva,a relação que há entre Jesus e a Igreja, ou seja cantares não é um livro de representação carnal entre homem e mulher mas sim,o amor de Cristo para a igreja

      Excluir
    3. Parabéns, excelente resposta, as vezes é necessário se aprofundar mais, para obter um conhecimento mais apurado da palavra, não um conhecimento só da letra, mas, espiritual.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Aprendendo a palavra de Deus, com quem sabe!!! Parabéns e obrigado!!!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. O velho testamento é um espelho do novo . e sim , quando salomão disse que era o lírio dos vales ele estava se referindo a Jesus. Pois Ele ( CRISTO ) é o noivo e eu, nós, a IGREJA somos a noiva. Portanto, Ele é sim o Lírio dos vales e a rosa de Saron. Infelizmente os pastores hoje estão mais preocupados em discernir coisas sem sentido do que se preocupar com a verdade. E acho bom você lembrar que ele deixou bem claro que a ''LETRA'' mata. E errais por não conhecer as escrituras, então , é melhor prestar atenção antes de divulgar algo tão medrioce. E estudar mais a bíblia ao invés de se preocupar com teologia. #FICAADICA ! (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. parabéns Naah, muito bom, pastores estão morrendo afogados com tanta letra, sem unção, jejum e oração, vão se preocupar em semear o amor , salvação, libertação, O SANGUE DE JESUS TEM PODER. o arrebatamento da igreja está pra acontecer a qualquer momento. VOLTA LOGO SENHOR, OS TEUS ESTÃO TE ESPERANDO ANSIOSAMENTE.

      Excluir
    2. Mas é necessário conhecer a verdade. Grande parte dos enganos e heresias que existem é por falta de examinar mais as Escrituras. A palavra de Deus não é mera letra, ela é a revelação de todo o conselho de Deus, e precisamos sim, muito dela. Não adianta oração e jejum sem entendimento.

      Excluir
    3. Ecos do Avivamento, a paz do Senhor Jesus!

      Você disse tudo! Olha o que a irmã Naah Andrade afirma, e ainda com letras garrafais e entre aspas: "a 'LETRA' mata." Certamente a irmãzinha deveria ter pelo menos noção do que vem a ser mediocridade e deixar de ser arrogante, querendo vomitar santidade a fim de encobrir sua ignorância acerca da Palavra de Deus.

      Fique na paz do Senhor Jesus!

      Excluir
    4. Irmã Naah Andrade, A paz do Senhor!

      Realmente, erra-se muito por falta de conhecimento das Escrituras. Não saber o que quer dizer "a letra mata" já é o suficiente para evitarmos um debate teológico. Você e o irmão Ronildo - que te parabenizou - deveriam ser mais humildes e reconhecerem que não entenderam o texto que postei. No mais, suas orações e jejuns não impressionam ao Deus Soberando e Todo-poderoso. Vão meditar em Filipenses 2.5-8 - espero que vocês entendam o que o Apóstolo Paulo quis dizer.

      Fique na paz do Senhor Jesus!

      Excluir
    5. O pastor, fez um belo trabalho....parabéns. o Apostolo PAULO nos exorta a sermos mais amorosos e cuidadosos com o que falamos! muitos irmãos falam com arrogância e sem respeito. se parecendo muito mais com mundanos do que com a igreja de cristo...triste ver tanta falta de sensibilidade!

      Excluir
    6. O pastor, fez um belo trabalho....parabéns. o Apostolo PAULO nos exorta a sermos mais amorosos e cuidadosos com o que falamos! muitos irmãos falam com arrogância e sem respeito. se parecendo muito mais com mundanos do que com a igreja de cristo...triste ver tanta falta de sensibilidade!

      Excluir
    7. Pastor Hafner...parabéns pela explicação, muito bom o seu esclarecimento.
      Naah Andrade...parabéns por participar com seus comentários, isso também é o princípio de um aprendizado e é sempre necessário estarmos com a mente aberta para estudarmos a Palavra de Deus e o que ele quer nos dizer realmente. Se vc entende que Jesus é a Rosa de Saron e o Lírio dos Vales, que assim seja, pois tudo tem uma ligação em relação ao Rei Salomão e a Jesus. Grato à todos e fiquem em Paz.

      Excluir
    8. Resposta humilde e inteligente.

      Excluir
    9. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    10. Não sou Pastor, não sou focado em obter status, mas sim conhecimento, discordo da explanação do Pastor, se pararmos pra perceber o quanto Cristo se fez presente em referências proféticas e comparações no velho testamento, já é o suficiente para entendermos o livro de Cantares tbm, e nos dois aspectos.

      Excluir
  6. Na verdade na minha opinião são épocas diferentes a de Salomão e de Jesus pois Salomão tipifica o senhor Jesus no velho testamento assim como foi com Davi,e a Sulamita tipifica a igreja a noiva amada

    ResponderExcluir
  7. Quanta "palha" heim, meu amigo? Abro mão dessa informação...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado você que postou dizendo que é "palha" e que "abre mão dessa informação". Guarde a tua arrogância na gaveta e apresente argumentos sólidos. Quem sabe você me convence do contrário. Tenho certeza que você também não entendeu o texto e, sendo assim, se expressa com poucas palavras para não demonstrar a falta de conhecimento.

      Não vou te desejar a paz do Senhor Jesus porque não sei quem você é. Todavia, que o SENHOR abra o teu entendimento. Amém!

      Excluir
    2. Pare, e reflita sobre essa Paz que você não Estar desejando. Filipenses 4.7 diz que Paz do Senhor Jesus excede todo o entendimento. Não existe palavra em nenhum idioma que possa descrever essa Paz. Assim, lembre-se a Paz de Deus é a melhor coisa que você pode desejar para uma pessoa. ‘A Paz do Senhor’ trará um impacto infinitamente maior do que tudo. quando dizemos “a Paz do Senhor”, estamos falando “Eu desejo que a Paz do Senhor Jesus o siga por onde quer que você for!”, então resumimos tudo ao simples e direto “a Paz do Senhor”.

      Lucas 6
      32 "Que mérito vocês terão se amarem aos que os amam? Até os pecadores amam aos que os amam.

      33 E que mérito terão se fizerem o bem àqueles que são bons para com vocês? Até os pecadores agem assim.

      Excluir
  8. com todo o respeito pastor hafner mas há algumas contradições na sua colocação acima citada nas seguintes partes: vamos postar aqui alguns fundamentos que não deixam dúvidas quanto ao que o título desta postagem depois mais no centro o senhor pastor faz uso de um texto secundário e diz assim: Ele certamente ilustra o amor de Deus pelo povo da aliança, Israel, e antecipa o amor de Cristo por sua esposa, a Igreja. me parece que o senhor dá á entender-nos que és um defensor de teses do que estamos cheios dessa raça dentro das igrejas e nos púlpitos ao estilo de marco feliciano que numa de suas últimas mensagens afirmou que no céu não existe ruas de ouro e cristal como afirma as sagradas escrituras,mas o que quero lhe dizer sucintamente é que também tenho cursos e de diplomas de graduação não me falta mas não poderei jamais fazer uso disso para defender tese alguma sobre o que penso a respeito da biblia que na verdade nada penso a não ser que tenho que aceita-la e pregar jesus como salvador! com respeito( pastor lucas vieira)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor, irmão Lucas!

      Acho que como a irmã Naah Andrade, você não entendeu o texto. De qualquer forma, obrigado pela visita e pelo comentário. Um forte abraço!

      No amor de Cristo Jesus,

      Pastor Hafner

      Excluir
    2. Obrigado pelo esclarecimento, eu entendia erradamente, como também entendia que o "diabo" veio pra matar roubar e destruir.... Muito obrigado mesmo, que Deus continue te iluminando em nome de Jesus.

      Excluir
  9. Tudo em vão...obras de madeira e de palha.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor, irmão Marcos Moreira!

      Quanta comodidade, heim? É fácil sermos contra algo que não entendemos utilizando poucas palavras. Isso camufla a nossa ignorância e nos faz parecer conhecedores de algo que não dominamos. Você simplesmente pegou carona nos comentários de alguns que, também, não entenderam nada. É por isso que muitos têm sido enganados nas igrejas. Apresente algo que possa refutar o que postei, pois, ainda que eu não venha a concordar com seus argumentos, vou respeitar a sua atitude como alguém que, pelo menos, estudou para falar alguma coisa.

      Fique na paz do Senhor Jesus!

      Excluir
  10. E aí Pastor? depois de tantas informações e posições diferentes da que você postou aqui, o que o senhor, LIDER de uma igreja, me diz? estou fazendo uma pesquisa sobre o assunto aqui e gostaria de uma resposta!
    grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor, Bruno!

      Digo que muita gente não entendeu o texto. A maioria por ignorância mesmo. Respeito os que pensam de forma contrária, mas que apresentem teses convincentes. Não "blá-blá-blá" de gente arrogante que não tem a humildade de reconhecer que não sabe discernir entre a mão direita e a esquerda. Muitas vezes por preguiça de estudar a Palavra de Deus. Parabéns para você que tomou a iniciativa de pesquisar sobre o assunto. Os "super-crentes" deveriam seguir o teu exemplo.

      Fique na paz do Senhor Jesus!

      Excluir
  11. Se é ou não é, é irrelevante. Mas essa é uma das melhores definições que vi:

    http://novotempo.com/amiltonmenezes/audios/rosa-de-sarom-e-lirio-dos-vales/

    ResponderExcluir
  12. TEMPO DE REFLETIR – 27 de março de 2014
    “Eu Sou a rosa de Sarom, o lírio dos vales.” Cantares 2:1
    O livro de Cantares de Salomão pode ser considerado uma canção lírica, na qual Jesus canta o Seu amor por Sua igreja, mas também suas lutas e conquistas, perigos e salvação e a vitória final.
    Jesus Se apresenta como a Rosa de Sarom e o Lírio dos Vales, expressando assim a exuberância e eloquência do Seu amor por nós na forma de uma alegoria que se torna nada menos do que o Seu cântico nupcial para a Igreja.
    Estes lindos títulos de Jesus têm sido usados como parte de nosso louvor a Ele na forma de hinos, cantatas e poesias. Nosso Senhor não apenas exala perante nós a real fragrância da beleza da Sua santidade, como o faz a rosa, a rainha das flores, mas também Se revela a nós com o poder altaneiro do Seu caráter humilde e puro, ao tornar-Se o homem como nós, mas casto e sem pecado, como o lindo, perfeito e cativante lírio.
    Descobrimos a fragrância e beleza da santidade de Jesus quando, ao afastar-nos um pouco das lutas do dia, buscamos aquela comunhão doce e íntima com Ele, o Amado de nossa alma.
    Dizem que num dos vales da Romênia rosas são cultivadas em grande escala para abastecerem o mercado de Viena, Áustria; são rosas altamente perfumosas. Se você um dia visitar aquele vale de rosas no tempo da sua floração, ficará tão impregnado do seu perfume que onde quer que for depois levará consigo aquela fragrância e todos saberão onde você esteve.
    Há também aquela linda parábola contada pelo poeta e moralista persa Saadi. Foi lhe dado um pedaço de argila comum. Mas a argila estava tão impregnada de um suave de delicado perfume que contagiou toda a sala. O poeta pergunta então à argila: ‘Quem é você, musk ou ambérgris?” “Nada disso. Eu sou uma simples argila.” “De onde lhe vem, então, este raro perfume?” “É que eu estive todo o verão na companhia da rosa”, respondeu a argila.
    Sim, nós somos como pedaços da argila humana. Mas se nos demoramos na companhia da Rosa de Sarom e do Lírio dos Vales, a fragrância de Sua vida passará para nós. Então, e só então, seremos também uma doce e refrescante influência para aqueles que nos rodeiam!
    Jesus nos convida: “Vinde a Mim todos… porque Sou manso e humilde de coração… Por que andais ansiosos…? Considerai… os lírios do campo… Buscai, pois em primeiro lugar o Seu reino e a Sua justiça… e achareis descanso para as vossas almas.” Mateus 11:28; 6:28 e 33.
    Peçamos a Deus que a Rosa de Sarom, o Lírio dos Vales, desabroche, floresça, inunda nossa vida com Sua fragrância e beleza!

    Texto: Autoria desconhecida:

    ResponderExcluir
  13. TEMPO DE REFLETIR – 27 de março de 2014
    “Eu Sou a rosa de Sarom, o lírio dos vales.” Cantares 2:1
    O livro de Cantares de Salomão pode ser considerado uma canção lírica, na qual Jesus canta o Seu amor por Sua igreja, mas também suas lutas e conquistas, perigos e salvação e a vitória final.
    Jesus Se apresenta como a Rosa de Sarom e o Lírio dos Vales, expressando assim a exuberância e eloquência do Seu amor por nós na forma de uma alegoria que se torna nada menos do que o Seu cântico nupcial para a Igreja.
    Estes lindos títulos de Jesus têm sido usados como parte de nosso louvor a Ele na forma de hinos, cantatas e poesias. Nosso Senhor não apenas exala perante nós a real fragrância da beleza da Sua santidade, como o faz a rosa, a rainha das flores, mas também Se revela a nós com o poder altaneiro do Seu caráter humilde e puro, ao tornar-Se o homem como nós, mas casto e sem pecado, como o lindo, perfeito e cativante lírio.
    Descobrimos a fragrância e beleza da santidade de Jesus quando, ao afastar-nos um pouco das lutas do dia, buscamos aquela comunhão doce e íntima com Ele, o Amado de nossa alma.
    Dizem que num dos vales da Romênia rosas são cultivadas em grande escala para abastecerem o mercado de Viena, Áustria; são rosas altamente perfumosas. Se você um dia visitar aquele vale de rosas no tempo da sua floração, ficará tão impregnado do seu perfume que onde quer que for depois levará consigo aquela fragrância e todos saberão onde você esteve.
    Há também aquela linda parábola contada pelo poeta e moralista persa Saadi. Foi lhe dado um pedaço de argila comum. Mas a argila estava tão impregnada de um suave de delicado perfume que contagiou toda a sala. O poeta pergunta então à argila: ‘Quem é você, musk ou ambérgris?” “Nada disso. Eu sou uma simples argila.” “De onde lhe vem, então, este raro perfume?” “É que eu estive todo o verão na companhia da rosa”, respondeu a argila.
    Sim, nós somos como pedaços da argila humana. Mas se nos demoramos na companhia da Rosa de Sarom e do Lírio dos Vales, a fragrância de Sua vida passará para nós. Então, e só então, seremos também uma doce e refrescante influência para aqueles que nos rodeiam!
    Jesus nos convida: “Vinde a Mim todos… porque Sou manso e humilde de coração… Por que andais ansiosos…? Considerai… os lírios do campo… Buscai, pois em primeiro lugar o Seu reino e a Sua justiça… e achareis descanso para as vossas almas.” Mateus 11:28; 6:28 e 33.
    Peçamos a Deus que a Rosa de Sarom, o Lírio dos Vales, desabroche, floresça, inunda nossa vida com Sua fragrância e beleza!

    Texto: Autoria desconhecida:

    ResponderExcluir
  14. pelo que entendi historicamente jesus não é a rosa de saron, e espiritualmente ele é .
    mas o fato é que salomão escreveu uma canção e foi introduzida na bíblia a fim de ser uma mensagem, se Deus o quis assim , então que seja uma mensagem, cabe a cada um pedir entendimento a Deus e discernimento da palavra ,para que possa entender da melhor maneira possível, na minha pequena visão da palavra de Deus , não compreendo este texto como jesus sendo a rosa de saron, historicamente falando pois também faz afirmação que o amado é como o gamo e o veado , porque então não cantar desta forma as musicas lindas e tal . mas se for pensar na parte espiritual e ler com os olhos espirituais, faz sentido, pois esta sendo usado o sentido figurado das palavras e como a bíblia se trata de Deus e jesus cristo porque não ser ele então , o que você sente no teu coração quando lê este texto?
    peça a Deus entendimento, discernimento e sabedoria antes de ler a bíblia , e abra teu coração para aceitar , que Deus vai falar com você e vai te dar o verdadeiro entendimento.

    ResponderExcluir
  15. pelo que entendi historicamente jesus não é a rosa de saron, e espiritualmente ele é .
    mas o fato é que salomão escreveu uma canção e foi introduzida na bíblia a fim de ser uma mensagem, se Deus o quis assim , então que seja uma mensagem, cabe a cada um pedir entendimento a Deus e discernimento da palavra ,para que possa entender da melhor maneira possível, na minha pequena visão da palavra de Deus , não compreendo este texto como jesus sendo a rosa de saron, historicamente falando pois também faz afirmação que o amado é como o gamo e o veado , porque então não cantar desta forma as musicas lindas e tal . mas se for pensar na parte espiritual e ler com os olhos espirituais, faz sentido, pois esta sendo usado o sentido figurado das palavras e como a bíblia se trata de Deus e jesus cristo porque não ser ele então , o que você sente no teu coração quando lê este texto?
    peça a Deus entendimento, discernimento e sabedoria antes de ler a bíblia , e abra teu coração para aceitar , que Deus vai falar com você e vai te dar o verdadeiro entendimento.

    ResponderExcluir
  16. Graça e paz, a todos! Pelo que li o pastor Hafner naõ está errado em suas colocações. No discurso a expressão: Eu sou a Rosa de Sarom e o lírio dos vales, vem da boca da noiva, sendo assim como não nos maravilharmos ainda mais com o amor de Deus, afinal não estávamos todos nós mortos em nossos pecados e delitos como todo o restante da humanidade? Porém, por causa do olhar do noivo para nós, encontramos a graça e fomos tirados dos espinhos do sofrimento e prisão do pecado. Mesmo sendo levita e tendo durante anos me emocionado com a beleza poética das canções, prefiro a alegria de ver a Palavra de Deus de renovar e trazer a clareza e certeza de que o amor de Deus é o que nos permite termos vida. O que me assusta é ver tanta animosidade nos comentários quando a Palavra nos ensina a sermos cordiais uns com os outros e para os mais preparados pacientes com os néscios. Não sou PHD em nada, porém tenho certeza que não é esse o tipo de comportamento que nos fará sermos luz do mundo e sal da terra. O mais importante é sabermos que Jesus é o salvador e tê-lo como nosso Senhor. Não devemos ignorar a necessidade de nos aprofundarmos nas Escrituras e nem da importância da busca pela presença de Deus. Que Deus nos abençoe e nos ilumine. Que possamos aprender a nos amar, e isso inclui o respeito que temos que ter uns com os outros quer concordemos ou não em nossas opiniões. Fiquem todos na santa paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  17. Observando a discussão sinceramente não dar pra entender, não vejo necessidade para tal discussão... Parabéns Pastor Harper! Independente de todo conhecimento humano, a biblia jamais iria se referir a Jesus comparando a uma rosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pastor problema é que o povo acostumou no erro e quando ver a verdade se assusta

      Excluir
  18. Observando a discussão sinceramente não dar pra entender, não vejo necessidade para tal discussão... Parabéns Pastor Harper! Independente de todo conhecimento humano, a biblia jamais iria se referir a Jesus comparando a uma rosa!

    ResponderExcluir
  19. Desejo dizer o quanto acho difícil ser salvo por letras e palavras, porque o meu entendimento, a minha pouca cultura, o meu discernimento é pequeno para observar tantos desentendimentos de pessoas que administram bem o português, a didática, o conhecimento. Fico observando e não chego em qual conclusão devo acreditar; ou fico impressionado ou preocupado com a minha ignorância e ainda observo que muitos dos meus irmãos são de menores capacidades intelectuais e me pergunto, será necessário tanto conhecimento para ser salvo? o que posso fazer é somente descartar tudo isso e entender somente Jo 3:16 "Porque Deus amou o mundo de "tal maneira"..." e me aconchegar no que é mais simples, e se assim Deus me quiser, estarei pronto, porque só consigo entender que Ele veio para os pobres, necessitados que desejam e necessitam em tudo somente Dele. Sou um miserável, mas também sei que Ele me amou primeiro. Fiquem todos com a graça e a misericórdia do Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  20. Pessoal isso é tão simples no capítulo 2 verso 1 quem fala é a Sulamita dizendo que é o Lírio dos Vales e a Rosa de Saron no verso 2 do Capítulo 2 quem responde é Salomão dizendo que ela é Lírio entre os espinhos ou seja desenhando pra ficar mais fácil ela se coloca como uma mulher comum simples normal e ele a exaltá dizendo que se ela e Lírio dos Vales as outras são Espinhos que ela não era igual às outras simples assim Vocês precisam entender a bíblia Parabéns pastor Bela colocação também penso assim o problema é que o pessoal tá acostumado a comer angu e quando come polenta acha ruim

    ResponderExcluir
  21. Gente o fato é que no verso 1 do cap. 2 quem fala é a Sulamita, o verso 2 quem responde é o Salomão.
    Ela se rebaixa e ele a exalta, o sentido da palavra dela e dizer que ela é comum,simples ou como outra qualquer, mas na visão dele ela era acima de todas comparando as outras com espinhos. Muito simples, sabe qual é o problema, quem só come angu quando come polenta acha ruim. Parabéns pastor,correto no raciocínio

    ResponderExcluir
  22. Respeito todas as opiniões e esta não seria diferente... mas eu acredito que tudo que se encontra nas Sagradas Escrituras está lá para exaltar e dignificar o Senhor sempre e na minha opinião esta passagem de Salomão não seria diferente. Qual seria o intuito de estar na Bíblia a exaltação de uma pretendente de Salomão?

    Paz e bem para todos!!!

    ResponderExcluir
  23. Que benção pastor, não sei quando essa explicação foi escrita mas, hoje me abençoou e me esclareceu. Ainda não posso investir em uma faculdade de teologia e sem orientação fica difícil escolher livros pra estudo. Entretanto louvado seja Deus pelos que como Jesus compartilham o pão. Deus seja louvado! Graça e paz!

    ResponderExcluir
  24. Que benção pastor, não sei quando essa explicação foi escrita mas, hoje me abençoou e me esclareceu. Ainda não posso investir em uma faculdade de teologia e sem orientação fica difícil escolher livros pra estudo. Entretanto louvado seja Deus pelos que como Jesus compartilham o pão. Deus seja louvado! Graça e paz!

    ResponderExcluir
  25. Se todos nos deichassemos o Espirito santo nos orientar as coisas seriam bem mais facil ate porque a biblia e lida com humildade sem ela nao vamos entender nada deixa Deus te revelar a essencia da palavra e saiba que toda sabedoria humana e lucoura diante de Deus pega sua letra sua faculdade e use pra ensinar a verdadeira essencia da palavra podemos comparar sim o homem noivo mulher noiva esposa Rosa igreja lirio jesus espinhos o mundo as lutas as aflicoes etc quando Cristo olha pra igreja ele ve ele proprio nos nao reflitimos no espelho a imagem de Deus? Entao pense bem Teologo

    ResponderExcluir
  26. Presado pastor,descobrimos que o que e o noivo e a igreja.mas o que simbolizava os espinhos?? Acho que faltou o desfecho dessa explicação.

    ResponderExcluir
  27. Presado pastor,descobrimos que o que e o noivo e a igreja.mas o que simbolizava os espinhos?? Acho que faltou o desfecho dessa explicação.

    ResponderExcluir
  28. Desculpe irmão mais nao foi esclarecido absolutamente nada nesse estudo que vc postou. Deus o abençoe irmão. Eu creio que Jesus e a Rosa de Saron e o lírio do Vale devido a enorme poesia que alimenta a nossa alma através dessa poesia.

    ResponderExcluir
  29. O livro de Cantares é o único da bíblia em que não se encontra a palavra DEUS escrita. Tampouco, faz qualquer referência a ele.
    Não fazia parte da bíblia dos hebreus, pois esta era composta apenas dos livros de Moisés e dos profetas. Por isso Jesus usa a expressão "tem Moisés e os profetas" em alguns de seus discursos. Os compiladores da bíblia atual acharam por bem acrescentar esses livros.
    Cantares e outros livros eram apenas valorizados pelos hebreus por terem sido escritos por pessoas importantes para elesoucontavam parte de sua história.
    Muitas interpretações equivocadas são intorduzidas no seio da igreja através de letras de músicas e estão ganhando a simpatia do povo em detrimento das verdades bíblicas (sã doutrina). Por isso, sempre que alguém fala algo sobre alguma letra de música "gospel" é taxativamente ridicularizado.
    Todavia, isso é totalmente compreensível, uma vez que a própria escritura diz que nos últimos dias as pessoas teriam coceiras nos ouvidos e dariam mais atenção às fábulas do que a sã doutrina. Amontoariam para si mestres segundo sua propria ganância, etc.
    Por fim, dentre os comentaristas, sempre aparecem os amantes de um versículo só, tipo: "a letra mata", "não julgueis", etc.
    Para estes:
    "Para trás de mim satanás, que me serves de escândalo."

    ResponderExcluir
  30. ide por todo e pregai o evangelho a toda criatura! Mc 16:15.
    Parabéns Pastor. Sua palavras tem base em Biblias respeitadas,Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, publicada pela CPAD, e a Bíblia de Estudo das Profecias, publicada pela Editora Atos, bem como à Enciclopédia de Comentário Bíblico Beacon, também pubicada pela CPAD....
    tudo que temos a fazer é abrir os olhos para ver as mãos de DEUS!
    Ricardo, Bel em Teologia - Faetel.

    ResponderExcluir
  31. A todos queridos e escolhidos por Deus A Paz do Senhor.
    Sou ministro de louvor e também tenho cursos teológicos.
    Esta escrito: E conhecêreis a verdade e a verdade vos libertará. Mas não e só de conhecimento que chegaremos ao céu. Mais sim de obras.
    Então vamos usar nossa sabedoria para ganharmos aqueles que se encontram perdidos.
    Meu conhecimento me diz que quando eu estiver para ser julgado no céu pelo meu Deus.
    Ele vai pesar sim o quanto eu busquei conhecê-lo. E o quanto eu aprendi sobre ele.
    Mas, e sobre a árvore que não der frutos? Lembre-se que será cortada e lançada ao fogo.
    Parabéns a todos os seus comentários. Enquanto não subirmos ao céu estaremos nesse processo de aprendizagem.
    Não se esqueça.
    Sobre nossas interpretações não se preocupem. Pois Deus sonda mesmo as intenções dos nossos corações.

    Queria eu poder estar em uma sala juntamente com cada um de vocês. Para darmos nossas opiniões e refletirmos.
    Más o que mais alegraria o meu coração. Seria poder darmos as mãos e com muito fervor e alcançar a unção e a graça maravilhosa de Nosso Pai.
    Deus vos abençoe em nome de Jesus
    Sou Junior Marques e só me acharam em meu Facebook.
    Guaporé RS quarta feira 12 de outubro de 2016

    ResponderExcluir
  32. A todos queridos e escolhidos por Deus A Paz do Senhor.
    Sou ministro de louvor e também tenho cursos teológicos.
    Esta escrito: E conhecêreis a verdade e a verdade vos libertará. Mas não e só de conhecimento que chegaremos ao céu. Mais sim de obras.
    Então vamos usar nossa sabedoria para ganharmos aqueles que se encontram perdidos.
    Meu conhecimento me diz que quando eu estiver para ser julgado no céu pelo meu Deus.
    Ele vai pesar sim o quanto eu busquei conhecê-lo. E o quanto eu aprendi sobre ele.
    Mas, e sobre a árvore que não der frutos? Lembre-se que será cortada e lançada ao fogo.
    Parabéns a todos os seus comentários. Enquanto não subirmos ao céu estaremos nesse processo de aprendizagem.
    Não se esqueça.
    Sobre nossas interpretações não se preocupem. Pois Deus sonda mesmo as intenções dos nossos corações.

    Queria eu poder estar em uma sala juntamente com cada um de vocês. Para darmos nossas opiniões e refletirmos.
    Más o que mais alegraria o meu coração. Seria poder darmos as mãos e com muito fervor e alcançar a unção e a graça maravilhosa de Nosso Pai.
    Deus vos abençoe em nome de Jesus
    Sou Junior Marques e só me acharam em meu Facebook.
    Guaporé RS quarta feira 12 de outubro de 2016

    ResponderExcluir
  33. Vamos pregar a palavra de Deus, a mensagem da cruz, a pessoas morrendo sem salvacao.

    ResponderExcluir
  34. Romanos 14
    Ouvir

    1 Ora, quanto ao que está enfermo na fé, recebei-o, não em contendas sobre dúvidas.

    2 Porque um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes.

    3 O que come não despreze o que não come; e o que não come, não julgue o que come; porque Deus o recebeu por seu.

    4 Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai. Mas estará firme, porque poderoso é Deus para o firmar.

    5 Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente.

    6 Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz. O que come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus.

    7 Porque nenhum de nós vive para si, e nenhum morre para si.

    8 Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor.

    9 Porque foi para isto que morreu Cristo, e ressurgiu, e tornou a viver, para ser Senhor, tanto dos mortos, como dos vivos.

    10 Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo.

    11 Porque está escrito:Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim,E toda a língua confessará a Deus.

    12 De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.

    13 Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; antes seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão.

    ResponderExcluir
  35. quando a letra foi escrita , foi escrita com muita simplicidade ate hj me sinto renovado quando ouço rosa vermelha luiz de carvalho , tempos bons

    ResponderExcluir
  36. E nos dias de hoje, quando deveríamos pregar o evangelho da salvação a tempo e fora de tempo, vejo muitos cristãos "se estranhando" por não interpretarem, determinados textos da mesma forma. E o inimigo de nossas almas dá risada com essas situaçoes. Enquanto isso, vidas do nosso lado se perdem. Se observarem, os textos que há divergência de interpretação na bíblia, são inúmeros, mesmo entre os cristãos. Mas quando vejo um me pergunto? Isso interfere na salvação de Jesus para minha vida? Se não interfere, não me atenho, olho para a cruz, que esse sim é O texto que não pode haver duvidas em nossos corações. Os demais amados, perguntemos ao Pai quando o encontrarmos, teremos toda a eternidade para conversar com ele. Enquanto ainda estamos aqui, seria bom que gastássemos nosso tempo falando de salvação, de cruz, de amor, perdão... A Paz do Senhor Jesus a todos.

    ResponderExcluir
  37. Alem do conteudo desta págima ser pura heresia, o individuo que postou e que leva nome de pastor é muito arrogante, prepotente e escandaliza as pessoas. É de um grande mal testemumho tudo o que vi aqui e é isso que leva a muitas pessoas a se afastarem do camimho do Senhor. O reino de Deus é amor paz e perdão e o que não vem de Deus é do diabo. Graças Deus não sou membro da igreja de um pastor desses. Os cristãos devem dempre ficar atentos pois são muitos lobos em pele de cordeiro nesses ultimos tempos. Seja humilde e reflita sobre suas atitudes pois uma pessoa que leva nome de cristão e ainda por cima "pastor" pregar o odio desse jeito, não reflete a verdadeira identidade de Cristo, não está apto a ganhar pessoas para o reino de Deus mas sim para repelir as mesmas. Vigia, ora, cuide do teu testemunho e da imagem que está passando aos demais. Não profane o nome do Senhor pois Deus é serio, não é brinquedo e além de tudo Ele é justiça. Ele dá a vida e também a tira. Ele ergue do pó o necessitado e também abate aquele que se exalta. Presta atenção Deus ja te deu várias oportunidades... você conhece a verdade e está esperando o que pra tomar posição diante de Deus? Vigia vaso! Vigia crente pois não sabes quem é Deus?! Ou estas a pensar que tu es deus por causa dos teus conhecimentos e titulos que lhe subiu a cabeça? Vigia e ora pois Deus quem manda falar contigo!

    ResponderExcluir
  38. Parabéns, Pastor Hafner eu entendi muito bem, explicação perfeita.

    ResponderExcluir
  39. A paz do senhor Jesus, irmã Débora Camargos
    Sua mensagem foi maravilhosa,

    ResponderExcluir
  40. Paz Pastor, muito bem explicado! Deus o abencoe!

    ResponderExcluir
  41. Então, rosa de saron e lírio do vale seria mais uma conotação para com a igreja, em relação ao amor do Noivo Redentor?

    ResponderExcluir
  42. A paz do Senhor Jesus, queridos irmãos. Estou preparando um estudo para amanhã. Buscando comentários sobre o livro de Cantares encontrei o do Pr. Hafner e o achei muito interessante, principalmente porque a forma como algumas versões organizam os versos de Cantares e dividem as falas, de fato, não está claro que "Eu sou a rosa de Sarom , o lírio dos vales" (Cantares 2:1) seja a fala do noivo, o que deixa muitos leitores em dúvida. No capítulo 1, verso 16 a noiva fala "Eis que és gentil e agradável, ó amado meu; o nosso leito é viçoso. Provavelmente também a noiva continuar a falar no verso 17 "As traves da nossa casa são de cedro, as nossas varadas de cipreste". O capítulo 2 inicia com o versículo "Eu sou a rosa de Sarom, o lírio dos vales".[alguém diz - Noivo ou Noiva?]. Sarom era uma região próxima ao Monte Carmelo onde havia muitas flores e o lírio dos vales transmite a idéia de simplicidade e liberdade. No versículo 2 O Noivo/Amado diz da noiva "Qual o lírio entre os espinhos, tal é a minha querida entre as donzelas" (ou em outra versão "Qual o lírio entre os espinhos, tal é a minha amiga entre as filhas"). Nos versículos seguintes fala a Noiva: "Qual a macieira entre as árvores do bosque tal é o meu amado entre os filhos; desejo muito a sua sombra e debaixo dela me assento; e o seu fruto é doce ao meu paladar". A noiva está ligada à idéia de beleza e de fragilidade. Ao noivo está ligada a idéia de força e proteção. Afinal, quem vocês acham que seja a "rosa de Sarom" e "o lírio dos vales"? Canticos 1:15-17;2:4
    Qual a macieira entre as árvores do bosque, tal é o meu amado entre os jovens; desejo muito a sua sombra e debaixo dela me assento, e o seu fruto é doce ao meu paladar.
    Leva-me à sala do banquete, e o seu estandarte sobre mim é o amor.
    Sustentai-me com passas, confortai-me com maçãs, pois desfaleço de amor.

    ResponderExcluir
  43. Estou buscando sobre o simbolismo de flores, se entrar no instagram da britney spears e madonna ta cheio de simbolismo, de flores e rosas.. estou pesquisando tudo o que eu acho sobre flores, se alguem tiver algum material mande p mim por favor, fabiane.ramalho@hotmail.com ou face sobre conspiracao @fab yah ne https://www.facebook.com/profile.php?id=100012973686877

    ResponderExcluir
  44. Rapaz, vocdiz que começou sua caminhada com o Senhor Jesus, mas pelas besteiras que você postou, esse senhor Jesus deve ser o senhor Jorge Jesus o português treinador do flamengo. E tem uns retardados que concordam com essa besteira toda. Você precisa se converter e pedir discernimento e revelação da Bíblia ao Senhor.

    ResponderExcluir
  45. Evangelho sem mistério não passa de religião e não tem revelação. . Não vou rebater os absurdos que você diz porque teologia não é unção, é razão e a razão só traz confusão, contenda e dissenssão. Quem não tem o Espírito Santo para revelar os mistérios que estão contidos na palavra de Deus, entende o contrário do que o Espírito Santo quer nos mostrar.

    ResponderExcluir