QUEM É A "GRANDE NUVEM DE TESTEMUNHAS" QUE NOS RODEIA?

Imagem: Wikipedia

Portanto, nós também, que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia e corramos, com paciência, a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. (Hebreus 12.1 e 2) 

Quantas mensagens maravilhosas podemos tirar dos versículos 1 e 2 do capítulo 12 da Epístola aos Hebreus! A Palavra de Deus é assim mesmo: um oceano profundo. Um único texto bíblico pode gerar incontáveis pregações. Quem nunca viu e ouviu a história da mulher do fluxo de sangue (Lc 8.43-48) sendo pregada de formas diferentes, porém com a mesma profundidade espiritual? Todavia, o nosso objetivo aqui é abordar um equívoco cometido por alguns pastores, pregadores e até professores de Escola Bíblica Dominical, quando se referem à grande nuvem de testemunhas citada no versículo 1 do capítulo 12 da Epístola aos Hebreus. Muitos deles, usando esse texto, enfatizam a necessidade de vigilância na forma do crente se comportar, pois alegam que há uma grande nuvem de testemunhas nos observando. Vale salientar que tal conselho é pertinente, pois o crente deve realmente se comportar bem, mesmo quando não está sendo observado. O erro consiste em afirmar que as testemunhas pela qual estamos rodeados são as pessoas que estão vendo e analisando o nosso comportamento, pois a "grande nuvem de testemunhas" referida na Epístola aos Hebreus é formada por pessoas que nem vivem mais. Quanto a isso, vejamos o que diz o comentário da Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal sobre essas testemunhas:

"Esta 'grande nuvem de testemunhas' é composta pelas pessoas descritas no cap. 11 (Hb 11.1-40). Sua fidelidade é um constante encorajamento para nós. Não lutamos sozinhos, e não somos os primeiros a lutar com os problemas que enfrentamos. Outros correram a corrida e venceram, e seu testemunho nos impulsiona a também correr e vencer. Que esperança inspiradora nós temos!(CPAD, Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 1995, p. 1746).

Quem são essas pessoas citadas no capítulo 11 da Epístola aos Hebreus, cujo testemunho de vida nos serve como exemplo de fé, obediência, perseverança, paciência, humildade, fidelidade a Deus, etc., e que formam a "grande nuvem de testemunhas" pela qual nos encontramos rodeados? São elas: Abel, Enoque, Noé, Abraão, Sara, Isaque, Jacó, José, Moisés, Raabe, Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, Davi, Samuel, os profetas, "os quais, pela fé, venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fugida os exércitos dos estranhos. As mulheres receberam, pela ressurreição, os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição; e outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões. Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos a fio de espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados (homens dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra. E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa, provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados." (Hb 11.1-40).

Assim sendo, podemos perceber que a "grande nuvem de testemunhas" pela qual nos encontramos rodeados não se trata das pessoas que ficam nos espreitando à espera de uma falha nossa. 

Vejamos o que diz o Livro 10 da Enciclopédia Beacon, quando trata sobre este assunto.

"C. A PERSEVERANÇA DA FÉ, 12.1-29

1. Recursos em Cristo (12.1-4) 

O autor, tendo provado de maneira tão eloquente que a necessidade de viver pela fé não é motivo de autopiedade, mas, na verdade, é um caminho trilhado pelos seus heróis ancestrais, agora ressoa com um retumbante Portanto (toigaroun). Esta é uma forma duplamente reforçada da partícula toi, combinando toi, gar e oun: 'Bem então!' (Ela é usada somente aqui e em 1 Ts 4.8). O autor esteve apontando para os seus pais; agora ele aponta diretamente para eles (mas na primeira pessoa do plural): nós também, pois, que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, estamos debaixo da obrigação imediata de mudar tanto a nossa atitude quanto a nossa ação. A palavra também nos associa com aqueles em 11.39. As testemunhas não são meros observadores na tribuna, curiosos para ver como vamos nos sair, mas pessoas que alcançaram êxito, por isso nós também poderemos ter êxito. (...)". (CPAD, Enciclopédia Beacon, Livro 10, 1ª edição, 2006, pp. 113 e 114)

Espero que este assunto tenha ficado claro. Mas, de qualquer forma, deixe o seu comentário sobre o que foi abordado, ainda que seja para apresentar uma outra interpretação.


Fique na paz do senhor Jesus Cristo!



60 comentários:

  1. Respostas
    1. Elucidativo....corroborou com o que nos haviam ensinado. Muito obrigado.
      Deus o Abençoe rica e poderosamente.

      Excluir
  2. Muito bom o esclarecimento....isso confirma que o evangelico acredita tambem em espiritos, ja que acredita na nuvem de testemunhas que sao os espiritos daqueles q morreram na fé......
    Legal, o evangelico é um espirita inrustido....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Demas,

      Em primeiro lugar, gostaria de agradecer-lhe pela tua ilustre visita ao meu Blog e por ter expressado neste espaço a tua opinião. Em segundo lugar, quero dizer-lhe que a tua interpretação está equivocada, pois o texto bíblico não está afirmando aquilo que você entendeu. A "nuvem de testemunhas" referida são, na verdade, os exemplos dos homens e mulheres de Deus que viveram no passado. A fé que eles professaram e a fidelidade a Deus até o fim, nos servem como testemunhos, a fim de que não desfaleçamos em meio às lutas.

      Espero ter esclarecido.

      Um forte abraço!

      Excluir
    2. Nossa! Como tem gente que não sabe interpretar um texto e ainda sai agredindo as pessoas. Não se entristeça pastor Hafner, o senhor é responsável por suas palavras e não pela interpretação de terceiros.
      Não havia observado esse texto neste contexto. Só acrescentou ao meu coração a necessidade que temos de cada dia estar buscando conhecimento nas escrituras.

      Excluir
    3. Aqui fala dos atos deles como exemplos!

      Excluir
  3. Gostei muito do seu assunto

    Quem é a tão "GRANDE NUVEM DE TESTEMUNHAS" pela qual estamos rodeados?

    Deus te abençoe meu amado.

    ResponderExcluir
  4. Caríssimos irmãos: Segundo meu minúsculo dicionário HOUAISS, a palavra TESTE, substantivo masculino, quer dizer: 1. prova, exame para avaliar as qualidades de alguém ou algo. Ora, daí originar-se a palavra TESTEMUNHA. E, para tanto, na acepção daquilo que se quer verdadeiro, a TESTEMUNHA precisa de tempo e espaço para, sob a ótica de sua OBSERVAÇÃO, traçar conceitos e poder de julgamento futuros, determinando o destino, bom ou mal, feliz ou infeliz, do que se observa; logo, esta TESTEMUNHA é determinante e INEXORÁVEL na sua tarefa. Contudo, para que não nos apeguemos em sofismas, SETE são os CHAKRAS principais que alimentam os nossos espíritos, como RODAS ou NADIS que sugam o fluído universal emanado de DEUS, nosso Pai Celestial, transmitindo as energias aos centros vitais e estes aos órgãos do nosso corpo denso, mas não são os únicos: milhares e milhares de pequeninos CHAKRAS cobrem os meridianos psíquicos, QUAIS TESTEMUNHAS vivas do nosso comportamento MORAL e ESPIRITUAL, gravando o nosso comportamento através do nosso LIVRE ARBÍTRIO, escrevendo em microns-de-segundos os nossos pensamentos e atos o JULGAMENTO de nossa experiência carnal ante às LEIS DIVINAS. Aliás, a "GRANDE NUVEM DE TESTEMUNHAS", na acuidade psíquica do Apóstolo Paulo aos Hebreus, mesmo desconhecendo o termo atual designado para os CHAKRAS, TESTEMUNHOU UMA GRANDE VERDADE. Que DEUS nos abençoe.
    Walter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. querido Walter ,tantas palavras bonita humanamente falando mas a palavra de Deus não se resume em simples palavras humana pois assim está escrito!
      Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.
      Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.
      As quais também falamos, não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.
      Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
      Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.
      Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.

      1 Coríntios 2:11-16

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Pastor diga e este cidadão que o autor de aos hebreus é desconhecido.

      Excluir
    4. Inicialmente tinha algumas ideias erradas acerca do conhecimento cientifico, por que muitos deles são humanos ou talvez todos eles. porém aprendi com o tempo que que o conhecimento cientifico também é de Deus(Principalmente por que Satanás não possui nada) e a psicologia a medicina a física e entre outras ciencias nada mais servem se não para confirmar as verdades de Deus, e se o garoto Walter explanou de modo cientifico a verdade de Deus, consigo ver Deus sendo reconhecido nisso.

      Excluir
  5. Caro pastor, muito seu comentario, mas se quisermos falar das pessoas que estao ao nosso lado dia a dia para sermos exemplo, pode ser ou nao? Fica na paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isto é obviamente correto, devemos sim deixar os embaraços de lado e o pecado que tão de perto nos rodea sob esta e sob qualquer outra hipótese. que Deus te abençoe.

      Excluir
  6. grande nuvem de testemunhas mencionada neste texto, é pura e simplesmente uma referência aos chamados “heróis da fé” do capítulo 11, está correto a exegese bíblica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e o que impede de também se tratar de pessoas que estão constantemente a nossa volta, em nosso trabalho, em nossa escolas, em nossa rua e etçs e tal, e por isso devemos certamente deixar o embaraço de lado e o pecado que tão de perto nos rodea? a mensagem que fica é obvia " devemos sob qualquer hipótese, deixar o embaraço de lado e o pecado que tão de perto nos rodea " Deus abençoe vç e a todos

      Excluir
  7. é evidente que a nuvem de testemunhas são os heróis citados no versículo do cap 11 concordo plenamente, até porque não precisa ser um expert para entender isto, mas também a de se concordar que o Espirito Santo de Deus através deste vers/ quer que entendamos que existe uma grande massa de pessoas a nos rodear sim, e por isto devemos deixar de lado todo embaraço e o pecado para que o nome de jesus seja glorificado através do nosso viver diário, que Deus nos abençoe a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GOSTEI DESSA SUA LOLOCAÇÃO: EU ENTENDO QUE A BÍBLIA SE DIVIDE EM DUAS "DIMENÇÕES":
      A) A ESCRITURA SAGRADA: AS LETRA NUA E CRUA. ESSE TODOS TEM ACESSO ATÉ O IMPIO POIS ELA SE DISCERNE LITERAL, VIA HUMANA.
      B) A PALAVRA DE DEUS, O VERBO, A REVELAÇÃO. ESSE SÓ OS SANTOS ENTENDEM POIS SE DISCERNE ESPIRITUAL, VIA Espirito(de DeUS) com o espírito(humano).
      Ha texto que exercem as duas vias Exemplo: Quando em Ezequiel 28:12-16, literalmente fala de um ser humano (Rei de Tiro), mas espiritualmente fala de um ser espiritual(satanás). Assim como apostolo Paulo tambem falou sobre israel Nacional ( o povo judeu) e o israel Espiritual, os crentes.

      Excluir
  8. Quem serve a Deus de todo coração não se preocupa com quem o esta observando,ate porque o verdadeiro cristão serve a Deus pelo que ele é, e não por medo de consequências ou melhor medo do inferno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; antes seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão.
      Mas, se por causa da comida se contrista teu irmão, já não andas conforme o amor. Não destruas por causa da tua comida aquele por quem Cristo morreu.
      Romanos 14:13,15
      AQUI ESTA FALANDO DE ESCÂNDALO! NÃO JULGUEM (NÃO CONDENEMOS) QUEM CAUSOU O ESCÂNDALO , MAS NÃO SEJAMOS VIA DE ESCÂNDOLO

      Excluir
  9. Deus abencoes Pr Hafner...muito bem esclarecido essa passagem biblica, tbm trouxe-me esclarecimentos edificativos.
    Abç.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Pr. Hafiner!
    Não sei se irá visualizar este comentário após tanto tempo. Estou fazendo um estudo referente à Hebreus 12 e surgiu a dúvida quanto "a tão grande nuvem de testemunhas" , duvida esta que o seu artigo ajudou muito a esclarecer.Porem só ficou uma dúvida quanto ao esclarecido : essa tão grande nuvem de testemunhas,de que forma são nossas testemunhas? Acaso somos observados por eles? Ou apenas as suas vidas servem como testemunhos para nós?
    Atenciosamente . Claudia

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Pr. Hafiner!
    Não sei se irá visualizar este comentário após tanto tempo. Estou fazendo um estudo referente à Hebreus 12 e surgiu a dúvida quanto "a tão grande nuvem de testemunhas" , duvida esta que o seu artigo ajudou muito a esclarecer.Porem só ficou uma dúvida quanto ao esclarecido : essa tão grande nuvem de testemunhas,de que forma são nossas testemunhas? Acaso somos observados por eles? Ou apenas as suas vidas servem como testemunhos para nós?
    Atenciosamente . Claudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Claudia, Graça e Paz!
      Não sou pastor, mas também estou estudando sobre a carta ao Hebreus e percebemos que essa nuvem de testemunha é de fato como o pastor Hafner expôs acima, os Heróis da Fé que correram a carreira que lhes estavam proposta e chegaram até o fim vitoriosos. Dessa forma, isso nos serve como exemplo para também corrermos a carreira que nos está proposta.
      Agora se eles nos assistem ou observam, não sei te dizer teologicamente, mas pelo meu pouco conhecimento podemos ver no monte da Transfiguração a presença de Moisés e Elias, e no ceio de Abraão percebemos que o rico que estava no "inferno" conseguiu ver a Lázaro e Abraão (muito complexo isso), eu acredito que a nuvem de testemunha não nos observam, mas não me causaria nenhum espanto em saber que eles podem nos observar e nos servir de testemunhas.

      Excluir
    2. Amados irmão, A Paz do Senhor! uma coisa é acreditar que o testemunhos deles servem para nossa vida como exemplo de fé, outra coisa é ter uma hipótese de acreditar que eles nos observa pois nessa tese o catolicismo esta certo em suas petições, e como Hebreus 9:27 segue se o juizo é perigosa essa tese caso alguém acredite que os heróis da fé nos observa, existem católicos que falam que a irmã Maria os observam e ai? o homem por mais que seja sábio, é falho, devemos sempre esta atento.

      Excluir
  12. A Paz do Senhor a todos.
    Entendo que o Cap.12. com seus vers.1 e 2, é uma continuação do cap. 10 que tem no vers. finais severas advertências contra os crentes que pretendem abandonar fé (apostatar) e o Cap. 11. que ensina que o justo viverá pela fé. A explicação do Pastor Hafner está, teologicamente falando, dentro da exegese bíblica. Todos os homens dos tempos bíblicos citados em Hb 11 1 - 40, foram homens que perseveraram até o fim. Viveram pelas promessas de Deus ( viveram de forma exemplar), deixando-se guiar pela Palavra de Deus. Todos são motivo de incentivo e animo para que vivamos confiantes nas promessas de Deus para nossas vidas. Não podemos esquecer o que diz o Cap. 12. 2, cujo texto nos alerta que temos que olhar para JESUS CRISTO o autor e consumador da nossa fé.Ele é o verdadeiro alvo da nossa fé, pelo que Ele fez na Cruz do Calvário.

    ResponderExcluir
  13. os seis topes deste estudo resume na fe,,obediençia ,perseverança ,paçiencia ,hulmildade obediençia a DEUS
    COM ESTES COMPORTAMENTOS asnuvens dos dias de hoje ,num geraçao que nao tem temor a DEUS ,enquanto mais a nos homens falhos cheios de si mesmo ,nao dando brecha samos tachados de loucos ..etc,,,etc...mas fiel e DEUS para nos justificar nossa fe que DEUSnos abençoe ,e perseguiçoes samos bem aventurados esperamos novo ceu amem ...

    ResponderExcluir
  14. Deus abençoe em continuação o Sr pastor. Muito bem esclarecido, Deus é contigo.

    ResponderExcluir
  15. Pastor, se um cristão comete um pecado e não confessa a seu pastor, mas com um coração contrito e arrependido pede perdão a Deus e nunca mais comete o mesmo pecado, essa pessoa perde a salvação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz. Olha, sei que vc direcionou a pergunta ao pastor. Mas vou lhe responder. Davi era considerado um homem segundo o coração de Deus porque tinha um coração quebrantado e contrito. Ou seja, ele se arrependia dos seus pecados, os confessava a Deus e abandonava tal prática. Confessar a Deus, mas logo cometer o mesmo pecado prova q não houve arrependimento. Deus contempla o seu coração...sua sinceridade. Confesse ao Senhor, arrependa e abandone tudo aquilo que te afasta de Deus...e viva uma vida que faça Deus sorrir. Uma vida que alegra o coração de Deus...através da suas atitudes pautadas na vontade de Deus. Deus continue te abençoando.

      Excluir
  16. Paz do Senhor Jesus pastor Hafner.
    Eu entendo que somos observados por uma nuvem de testemunhas no sentido daqueles cristãos que nos observam sim. Uns para se espelharem em nós (se seguimos o exemplo de Cristo), mas somos observados por esta tão grande nuvem de testemunhas q se encontra nos céus. Nos observam para nos aprovar ou para nos aperfeiçoar. Mas o inferno também nos observa. Tanto que observava Jó e foi diante de Deus falar dele para Deus. Eu entendo que nos devemos observar a vida de Enoque, de Sara e etc...e não sermos observados por eles. O sentido é outro. Nós q devemos através do exemplo deles praticarmos a vida de intimidade, comunhão, obediência e temor q eles tiveram com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo irmã Denise, na realidade o que devemos observar é o procedimentos destes gigantes da fé que enfrentaram toda sorte de provações e tribulações e venceram porque acreditaram e obedeceram às ordenanças do Senhor nosso Deus....Não que eles nos observam, mas sim devemos observar o testemunho deles descrito na Bíblia sagrada...Quem nos observa e julgará é o Senhor nosso Deus através da sua bendita Palavra...que podemos chamar de constituição do Céu ou da salvação...Devemos sim observar o testemunho deles e não eles como testemunhas......

      Excluir
  17. Nuvem de testemunha, espiritos e nao espiritos..na realidade todos são leigos quanto ao que há do outro lado da vida..se baseiam em suposiçoes e nao podem afirmar nada por que nunca foram do outro lado da Vida. Cada religião interpreta da sua forma é assim desde o início.. é só estudar a historia e ver quantos vezes as interpretaçoes foram feitas para agradar algum tipo de segmento.
    A Bíblia é inspirada por Deus, mas escrita por homens!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eclesiates 9 versos 5 em diante.Eclesiastes: 9. 5. Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco têm eles daí em diante recompensa; porque a sua memória ficou entregue ao esquecimento. 6. Tanto o seu amor como o seu ódio e a sua inveja já pereceram; nem têm eles daí em diante parte para sempre em coisa alguma do que se faz debaixo do sol. - Bíblia JFA Offline

      Excluir
  18. paz 2 Timóteo 3
    …15Porque desde a infância sabes as Sagradas Letras que têm o poder de fazer-te sábio para a salvação, por intermédio da fé em Cristo Jesus. 16Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ministrar a verdade, para repreender o mal, para corrigir os erros e para ensinar a maneira certa de viver; 17a fim de que todo homem de Deus tenha capacidade e pleno preparo para realizar todas as boas ações. a BIBLIA é inconfundível amados sejamos espirituais e não espiritualistas.

    ResponderExcluir
  19. A própria bíblia explica claramente. Leia isaias 43:10 e vc pode ver q Deus chama seus servos leais de suas testemunhas. A bíblia padrão americana, a bíblia pastoral católica, a tnm e outras versões da bíblia diz em Isaías 43:10: "vos sois as minhas testemunhas, e eu sou jeova." então todos aqueles servos leais são como uma nuvem de testemunhas de quem? Todos q serviram a Deus dedicaram suas vidas testemunhando q jeova é o Deus verdadeiro, q ele não é responsável por nada de ruim q acontece com as pessoas, e q ele enviou seu filho para nos salvar. Isto é muito claro, desde q deixemos a própria bíblia se interpretar e não queiramos colocar nossas próprias ideias.

    ResponderExcluir
  20. A própria bíblia explica claramente. Leia isaias 43:10 e vc pode ver q Deus chama seus servos leais de suas testemunhas. A bíblia padrão americana, a bíblia pastoral católica, a tnm e outras versões da bíblia diz em Isaías 43:10: "vos sois as minhas testemunhas, e eu sou jeova." então todos aqueles servos leais são como uma nuvem de testemunhas de quem? Todos q serviram a Deus dedicaram suas vidas testemunhando q jeova é o Deus verdadeiro, q ele não é responsável por nada de ruim q acontece com as pessoas, e q ele enviou seu filho para nos salvar. Isto é muito claro, desde q deixemos a própria bíblia se interpretar e não queiramos colocar nossas próprias ideias.

    ResponderExcluir
  21. Me desculpem a pura e perfeita idéia Espírita...

    É digo,podem acreditar...


    https://artigosespiritas.wordpress.com/2012/10/09/testemunhas/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe nada de "espírita". tudo e uma questão de interpretação.

      Excluir
  22. paz gostaria a penas de esclarecimento como podemos ser rodeados de testemunhas que já morreram pq esta dizendo que somos não que olhemos para eles como exemplo mortos podem ser testemunhas podem testemunha algo se ja estão mortos ou agora somos espiritas


    ResponderExcluir
  23. Esclarecedor eu realmente estava simplesmente sem ninguém me falar que apenas deveríamos preocupar com a questão que estamos sendo observados mas a real intenção do versículo é de nos fazer olhar para os que passaram tribulações e com Cristo venceram é tão somente seguir o exemplo dos que foram afligidos e não desistiram! Glórias a Deus pela sua vida Pastor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim.são os testemunhos deles para nos encorajar na caminhada.não tem nada a ver com eles já no céu,porque só quando Jesus voltar é que receberam o galardão ou a coroa da vida.não faria sentido jesus voltar pra ressucitar os mortos já que lá eles já estão não é mesmó? Eclesiastes: 9. 5. Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco têm eles daí em diante recompensa; porque a sua memória ficou entregue ao esquecimento. 6. Tanto o seu amor como o seu ódio e a sua inveja já pereceram; nem têm eles daí em diante parte para sempre em coisa alguma do que se faz debaixo do sol. - Bíblia JFA Offline

      Excluir
  24. Esclarecedor eu realmente estava simplesmente sem ninguém me falar que apenas deveríamos preocupar com a questão que estamos sendo observados mas a real intenção do versículo é de nos fazer olhar para os que passaram tribulações e com Cristo venceram é tão somente seguir o exemplo dos que foram afligidos e não desistiram! Glórias a Deus pela sua vida Pastor!

    ResponderExcluir
  25. Muito interessante!! Mas a Biblia é na verdade um livro muito polemico!! Pois se estudarem a origem verão q tem varias traduções e interpretações! Para os evangelicos sao uma nuvem ! Para os espiritas sao espiritos e por ai vai! Respeitemos uns aos outros e sem intolerancia religiosa!!! Cada um ten sua visão disdo!!!

    ResponderExcluir
  26. Parabéns pastor,excelente exegese !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Walter, leu de tudo, menos a Bíblia. Onde você leu que foi Paulo que escreveu aos Hebreus? Equivocado...

      Excluir
    2. Realmente a Bíblia não fala quem escreveu aos Hebreu...No entanto se fomos fazer uma observação o AUTOR Conhecia as Escrituras e os costumes dos judeus – as explicações claras e detalhadas dos rituais do templo revelam um grande conhecimento da Lei de Moisés
      Era culto – o autor tinha uma escrita muito refinada e bom conhecimento de grego (a língua original do livro de Hebreus)
      Era amigo de Timóteo – e pretendia fazer uma viagem com ele (Hebreus 13:23)
      Escreveu antes da destruição do templo – o autor fala muito sobre o templo de Jerusalém mas não menciona sua destruição (em 70 d.C)
      Era conhecido pelas igrejas – o autor de Hebreus fala com autoridade, como um líder reconhecido nas igrejas. Além do mas Paulo sempre terminava suas cartas com a mesma saudação que aparece no fim de Hebreus (Hebreus 13:25). TE LANÇO UM DESAFIO DE LÉ AS CARTA DE PAULO E DEPOIS DE CONCLUI-LA. ESTUDE ATENCIOSAMENTE HEBREUS.

      Excluir
  27. Graça e paz..
    Pastor gostaria muito de uma hermenêutica do capítulo 12 do livro de Hebreus. Sei que tem vários comentarista e varias opiniões diferente. Por isso estou vindo diretamente no senhor.. Grata pela atenção e boa noite..

    ResponderExcluir
  28. Graça e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus,nosso Salvador.-Tito.1:4b
    Olá Pastor gostaria que você comentasse(falasse) mas sobre essa nuvem de Testemunha que nos cerca...

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde a paz do Senhor.
    Sobre a passagem de hebreus que você me mandou, discordo da interpretação.
    Ali fala de uma grande nuvem de testemunhas, e não de testemunhos.
    Testemunhas presente
    Testemunho passado
    Aqueles homens não podem estar me observando agora e nem estava observando quando a epistola foi escrita, já que estavam todos mortos.
    Eles servem de testemunho, mas não de testemunhas, porque testemunhas tem que estar presente no ato dos fatos.

    ResponderExcluir
  30. Significado e definição da palavra TESTEMUNHA. substantivo FEMININO Pessoa que relata o que viu ou ouviu: houve testemunhas do acidente. Cada uma das pessoas que regulamentam as condições de um duelo; padrinho (de duelo). Pessoa que assiste à realização de um ato para dar-lhe validade legal: servir de testemunha num casamento.

    ResponderExcluir
  31. Significado e definição da palavra TESTEMUNHA. substantivo FEMININO Pessoa que relata o que viu ou ouviu: houve testemunhas do acidente. Cada uma das pessoas que regulamentam as condições de um duelo; padrinho (de duelo). Pessoa que assiste à realização de um ato para dar-lhe validade legal: servir de testemunha num casamento.

    ResponderExcluir
  32. Será mesmo que esta é a única NUVEM da Bíblia - "NUVEM", que não está por Sobre:

    E sucedeu que, à sétima vez, disse: Eis aqui uma pequena nuvem, como a mão de um homem, subindo do mar. Então disse ele: Sobe, e dize a Acabe: Aparelha o teu carro, e desce, para que a chuva não te impeça. 1 Reis 18:44

    E porá o incenso sobre o fogo perante o Senhor, e a nuvem do incenso cobrirá o propiciatório, que está sobre o testemunho, para que não morra.Levítico 16:13

    E a nuvem se retirou de sobre a tenda; e eis que Miriã ficou leprosa como a neve; e olhou Arão para Miriã, e eis que estava leprosa. Números 12:10

    E aconteceu que, ajuntando-se a congregação contra Moisés e Arão, e virando-se para a tenda da congregação, eis que a nuvem a cobriu, e a glória do Senhor apareceu. Números 16:42

    Segundo a ordem do Senhor, os filhos de Israel partiam, e segundo a ordem do Senhor se acampavam; todos os dias em que a nuvem parava sobre o tabernáculo, ficavam acampados. Números 9:18

    Então a nuvem de fumaça começou a se levantar da cidade, como uma coluna; e, virando-se Benjamim a olhar para trás de si, eis que a fumaça da cidade subia ao céu. Juízes 20:40

    Como o calor em lugar seco, assim abaterás o ímpeto dos estranhos; como se abranda o calor pela sombra da espessa nuvem, assim o cântico dos tiranos será humilhado. Isaías 25:5

    Encobre a face do seu trono, e sobre ele estende a sua nuvem. Jó 26:9

    Assim era de contínuo: a nuvem o cobria, e de noite havia aparência de fogo. Números 9:16

    ResponderExcluir
  33. É sempre bom aprender com quem realmente é fiel aos textos bíblicos 👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  34. Estava estudando essa palavra, quando, tenho certeza que, pelo Espirito Santo fui parado para meditar nessa ''FRASE'' TÃO GRANDE NUVEM DE TESTEMUNHAS. Por isso vim pesquisar, pois sentir que não se tratava de nossos vizinhos e pessoas que nos cercam no dia-a-dia. E realmente, era o que o Espirito Santo estava ministrando em meu coração: que seria mesmo os HERÓIS da fé. Muito bom o estudo! Deus abençoe ao servo que o fez e postou.

    ResponderExcluir
  35. Fiquei confuso ainda pra mim testemunha tem q estar presente essa é minha opiniaõ

    ResponderExcluir
  36. Concordo com todos os comentários,eu observei os mesmos como estivesse comendo um peixe, creio que o Cap e ver.em discurso se refere aos heróis da fé, que também pode ser usado nos nossos dias, o Ap.Pedro em uma de suas cartas fala a respeito dos espíritos, 1 Ped 5;8 Sede sóbrio e vigilante, o diabo, vosso adversário, anda em derredor, como um leão que ruge procurando alguém para devorar, quem já passou por experiência expulsando demônio sabe o que estou falando, você cristão que anda na prática do pecado saiba que nesse momento o espírito vai falar tudo que você estar fazendo de errado, ou seja todos pecados ele é uma das testemunhas, que observa dia e noite,A paz do senhor esteja com todos🙏🏻

    ResponderExcluir