ERRO: DALILA NÃO CORTOU OS CABELOS DE SANSÃO

Imagem da série "A Bíblia" (BOL fotos)

É comum algumas pessoas afirmarem e outras acreditarem que Dalila cortou, ela mesma, os cabelos de Sansão. Acontece que a Bíblia não afirma isso.

Sansão e Dalila, por Andrea Mantegna
O pintor e gravador italiano Andrea Mantegna (14311506) cometeu um erro, quando em sua arte renascentista pintou o quadro "Sansão e Dalila", onde reproduz uma cena que nunca existiu: Dalila cortando os cabelos de Sansão. 

Não foi diferente com o pintor, gravurista e litógrafo alemão Max Liebermann (18471935), ligado ao impressionismo, que, como o pintor italiano Andrea Mantegna, cometeu o erro de retratar Dalila cortando os cabelos de Sansão

Na ficção, assim como na arte, o mesmo erro foi reproduzido. No filme Sanção e Dalila, lançado no dia 21 de dezembro de 1949,  tendo a atriz Hedy Lamarr no papel de Dalila e o ator Victor Mature no papel de Sansão, uma cena mostra "Dalila" cortando os cabelos de "Sanção". Cena parecida também foi mostrada na série "A Bíblia" (no original em inglês, The Bible), exibida nos Estados Unidos pelo History Channel.



Cena do filme Sansao e Dalila (1949)
Sem dúvida, a Arte e o Cinema contribuíram de forma significativa para que muita gente acreditasse que Dalila, de fato, cortou os cabelos de Sansão. Porém, boa parte da responsabilidade é de alguns pregadores que não atentam para o estudo da Palavra de Deus, e, assim como um simples detalhe desse, que não interfere na salvação de ninguém, podem distorcer uma verdade bíblica, comprometendo a sã doutrina.

Conhecer bem a Sagrada Escritura é condição sine qua non para que uma pregação seja eficaz e eficiente. O apóstolo Paulo, em sua segunda epístola a Timóteo, escreveu: "Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade." (2Tm 2.15)

Mas, se Dalila não cortou os cabelos de Sansão, quem cortou? Vejamos o que a Bíblia diz no livros dos Juízes: 

"Então ela o fez dormir sobre os seus joelhos, e mandou chamar um homem para lhe rapar as sete tranças de sua cabeça. Depois começou a afligi-lo, e a sua força se lhe foi." (Jz 16.19)


Fique na paz do Senhor Jesus!


PASTOR HAFNER

Nenhum comentário:

Postar um comentário