OS 400 ANOS DO SILÊNCIO DE DEUS: DE MALAQUIAS A CRISTO


Antigamente as Bíblias vinham com quatro páginas em branco, entre os livros do profeta Malaquias (último livro do Antigo Testamento) e Mateus (primeiro livro do Novo Testamento). Essas páginas em branco simbolizam os 400 (quatrocentos) anos em que Deus permaneceu em silêncio. "Os 400 anos de silêncio da parte de Deus pode ser melhor compreendido se levarmos em consideração a afirmativa de que nenhum profeta inspirado ergueu-se em Israel, pois o Antigo Testamento já estava completo aos olhos dos judeus", informa a Professora Cristina Santiago, da Faculdade Batista Brasileira (Salvador-BA).

Mas o que oconteceu exatamente nesse período de 400 anos? A Bíblia de Estudo Pentecostal extraiu da Historia del pueblo judio entre el Antiguo Testamento y el nuevo por Ralph D. Williams, na Bíblia de Estudo Ampliada, Editora Vida, 1983, as informações que nos tira essa dúvida, narrando sucintamente os fatos ocorridos nesse intervalo entre o profeta Malaquias e o Senhor Jesus Cristo.


¹A SOBERANIA PERSA (450-333 a.C.)

Por volta de um século depois da época de Neemias, o povo judeu ainda achava-se sob a tutela da Pérsia. Os monarcas persas tratavam os judeus com especial tolerância, permitindo-lhes adorar livremente a Deus, e observar a Lei de Moisés. Durante este período, houve luta constante entre a Pérsia e o Egito. Judá, portanto, encontrava-se "entre a bigorna e o martelo", e muito sofria com isso.


A SUPREMACIA GRECO-MACEDÔNICA (333-323 a.C.)

Alexandre Magno
Alexandre Magno derrotou o exército medo-persa em 333 a.C., tornando a Macedônia na maior potência de seu tempo. Ele estendeu seus domínios até o Egito, Ásia Menor, Babilônia e Pérsia, alcançando inclusive o Norte da Índia. À semelhança dos persas, tratou com tolerância aos judeus. Promoveu o florescimento do idioma e da cultura gregos, e fundou diversas cidades, entre as quais Alexandria, no Egito. Alexandre morreu com a idade de 33 anos, em 323 a.C.. Com ele, morreu também o seu império.




Osíris - deus egípcio
A DOMINAÇÃO EGÍPCIA (323-128 a.C.)

Depois da morte de Alexandre, seu império ficou sob o governo de quatro de seus generais. A Síria coube a Seleuco; e, o Egito, a Ptolomeu. Por volta do ano 320 a.C., Ptolomeu I passou a dominar a Judeia. Sob essa dinastia, o povo judeu vivia pacificamente. E, assim, a colonização judaica, no Egito, foi incentivada, resultando, entre outras coisas, na tradução do Antigo Testamento para o grego - a Septuaginta.


O JUGO SÍRIO (198-166 a.C.)


Antíoco IV Epífanes

Depois de haver permanecido como tributário do Egito por cerca de cem anos, a nação judaica caiu sob o poder dos reis sírios no ano de 198 a.C. Embora estes monarcas hajam inicialmente favorecido os judeus, Antíoco IV Epífanes (175-164 a.C.), encetou a helenização de seus domínios, pois odiava a religião judaica. Antíoco destituiu o sumo sacerdote, proibiu o sacrifício diário no templo, e, sobre o altar de Jeová, erigiu ele um altar a Zeus. Em 168 a.C., a profanação chegou ao clímax, quando predispôs-se a sacrificar um porco sobre o altar. Como se não bastasse, vendeu milhares de famílias judias como escravas.  


A GUERRA DE LIBERTAÇÃO DOS MACABEUS (166-63 a.C.)

Em 167 a.C., Deus suscitou um libertador na pessoa de Matatias. Este santo e resoluto sacerdote era pai de três filhos que se destacariam com igual valor na história de Israel: Judas, Simão e Eleazar. Com seu exemplo e enérgicas exortações, logrou despertar nos filhos e no povo o ardor pela defesa da fé. Judas destacou-se pelo gênio militar. Ganhou muitas batalhas contra forças superiores, reconquistou Jerusalém, e promoveu a purificação do templo com a restauração do culto a Jeová. E, assim, foi instituída a festa da dedicação para comemorar a retomada da Cidade Santa e da Casa de Deus. Com a morte dos filhos de Matatias, João Hircano, filho de Simão, 135-106 a.C., começou a sobressair-se na administração da Judéia. E o país passa a desfrutar de sua legendária prosperidade.


A INTERVENÇÃO DO IMPÉRIO ROMANO (De 663 a.C. aos tempos de Cristo)

Exército romano em batalha
(Ilustração)
O general Pompeu tomou Jerusalém, submeteu a nação judaica e instalou a Hircano II Antípater no poder. Este soberano títere foi sucedido por seu filho, Herodes, o Grande. Depois da batalha de Accio, em 31 a.C., Herodes, o Grande, levou César Augusto a confirmá-lo no governo de toda a Palestina. Herodes tinha uma personalidade mui polêmica. Embora fosse idumeu e possuísse uma alma pagã, esforçava-se por ganhar a simpatia dos judeus. Para tanto, fortificou e embelezou Jerusalém, reconstruiu o templo e ajudava regularmente ao povo. Todavia, era consumadamente cruel. Ordenou a morte do pai, Hircano II, e de sua esposa, Mariane (clique aqui para ler sobre este fato). É também apontado como o principal responsável pela morte de três de seus filhos. Era este o Herodes que reinava na Judeia quando do nascimento de Jesus.


________________________________________
¹Bíblia de Estudo Pentecostal. De Malaquias a Cristo, CPAD, 1995, pp. 1378 e 1379.



17 comentários:

  1. Gostaria de saber quais são os aspectos fisicos, economicos, religiosos, culturais e politico...

    ResponderExcluir
  2. muito bom e proveitoso esse relato que vc faz,
    pois pra nos que estudamos a bíblia é fundamental termos esse esclarecimento.

    ResponderExcluir
  3. muito bom e proveitoso esse relato que vc faz,
    pois pra nos que estudamos a bíblia é fundamental termos esse esclarecimento.

    ResponderExcluir
  4. Excelente esse conteúdo. Me tirou várias dúvidas, edificando-me bastante.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pelo texto, esclarecedor. Há outras referências sobre as fontes dessa informações?

    ResponderExcluir
  6. Obrigado, estudar é sempre bom. E nunca nenhum homem teve gloria por si. Se Maria ou algum outro sobressaíram foi por q Deus quis. E santo e Salvador, foi e é só Um, JESUS filho DEUS. Obrigado. JO 3:16

    ResponderExcluir
  7. SHALOM, MUITO BOA A SUA INTERPRETAÇÃO,PR SILAS OLIVEIRA E PROF.ק דקצפרק צוןאם נםצ דק שפרןצםרשר

    ResponderExcluir
  8. SHALOM, MUITO BOA A SUA INTERPRETAÇÃO,PR SILAS OLIVEIRA E PROF.ק דקצפרק צוןאם נםצ דק שפרןצםרשר

    ResponderExcluir
  9. Não como uma critica mas só como uma observação se é que me permite, nesta parte ai do ultimo ocorrido (A INTERVENÇÃO DO IMPÉRIO ROMANO) esta datando 663 que na verdade é 63, mas creio que foi apenas um erro de digitação, QUE DEUS ABENÇOE A TODOS, É UM TRABALHO ESPETACULAR, PARABBENS

    ResponderExcluir
  10. É interessante notar que Deus silenciou durante os 400 anos de escravidão dos filhos de Israel no Egito,existe certos eventos que são recorrentes nas escrituras.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Porque é este de quem está escrito:Eis que diante da tua face envio o meu anjo,que preparará diante de ti o teu caminho. (Mateus 11:7-10)". Sabe o que digo Pastor, essa professora, precisa CONHECER a Bíblia! Como ela vem ensinar uma besteira dessas! E outra coisa? "pois o Antigo Testamento já estava completo aos olhos dos judeus" os Judeus usavam principalmente a Septuaginta, ou como era conhecida, dos Setenta, nos tempos dos Apóstolos. Se ela estava fechada, qual motivo de por volta do ano 90-100, os Judeus realizarem um concílio em Jâmnia, para retirar os livros Apócrifos ou Deuterocanônicos? Eles ainda por cima, rejeitaram os livros Cristãos. Não sou teólogo, nem nada parecido, mas, estudar a Bíblia, História e Cristianismo, tem sido uma constante em meus 30 anos. Por isso, na verdade, acho, por demais estranho, todas as Bíblias evangélicas usarem um Concílio ANTI-CRISTÃO para definirem seu Cânon. Pois, já estamos em um UM NOVO TESTAMENTO, se o Senhor, fez um TESTAMENTO NOMO, é porque ele acha o antigo inadequado, e o que é inadequado, está a ponto de desaparecer. Quem diz isso é Paulo. Se o Apóstolo Paulo está certo, e eles está! Qual o motivo de aceitarmos seu Cânon? Não seria correto, ficarmos com o mesmo Cânons dos Católicos e Ortodoxos? Pois historicamente falando, os primeiros Pais, em sua grande maioria, aceitavam o Cânone que hoje é usado nas Igrejas Católicas e Ortodoxas? Não seria conveniente, usamos um Cânon de Cristão? Ao invés de usarmos um Cânon, Judaico? E pelo bem da verdade, se julgamos que o Cânon correto é o Judaico (Particularmente, não acredito nisso), nós deveríamos fazer duas coisas: 1º Rejeitar todo o Novo testamento, assim, como fizeram os Judeus! 2º Aceitar o Talmud!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, será que você não aprendeu nesses teus 30 anos de estudo que o Cristianismo tem como raiz o judaísmo?

      Excluir
    2. tem pessoas que só vem para trazer a discórdia isso é normal são os enviados dele ...

      Excluir
    3. Adriana, O que isso tem a vê com isso? O Concílio de janmia TINHA POR OBJETIVO NEGAR CRISTO E NEGAR O NOVO TESTAMENTO! Eles DIZIAM QUE CRISTO NÃO ERA DEUS, E QUE OS LIVRO DOS CRISTÃOS ERA FALSO! Por isso que eles criaram um cânon sem os Deuterocanônicos QUE ATÉ ENTÃO FAZIA PARTE DAS ESCRITURAR SAGRADAS, JESUS USOU, OS APÓSTOLOS USAVAM E NUNCA FORAM CENSURADOS POR FARISEUS E OUTROS GRUPOS JUDAICOS POR ISSO! Eles tiraram pois tinham revelações exclusivas sobre ressurreição e sobre o calvário, assim, criaram um mecanismo para TIRA-LOS das escrituras! Se formos seguir esse padrão ao pé da letra, ATÉ MESMO A LISTA DOS LIVROS DA BÍBLIA PROTESTANTE DEVERIAM SER RETIRADOS, A EXMPLO DO LIVRO DE ESTER E TODO O NOVO TESTAMENTO QUE TAMBÉM FOI RETIRADO PELOS JUDEUS! Ariana Gama, o que acha de seguir o exemplo dos Judeus e retirar esses livros também! Estude e cresça! O Protestantismo vive de divisão e mentiras!

      Excluir
    4. A paz do Senhor Jesus Cristo a todos, eu sou o pastor Donizetti, e quero dizer algo se nós estamos em um novo testamento, porque tem muitos que ainda estão seguro no dízimos,que O Senhor, anulou,ou Ab-Rogou Hebreus capítulo 7 até o versículo 28 já fala tudo

      Excluir
  13. Bom, só que precisa corrigir a data da dominação do Império Romano (63 - aos tempos de Cristo).

    ResponderExcluir