O Pastor Moabel Pereira (EUA), ao comentar o livro Triunfo Eterno da Igreja, supostamente escrito pelo Pastor Ouriel de Jesus, disse que não podemos tecer qualquer tipo de crítica a um livro sem nunca o termos lido. Concordo plenamente com o Pr. Moabel. Todavia, como toda regra tem a sua exceção, vou fazer a minha crítica particular a um livro que ainda não li. Esse livro é o NADA A PERDER, lançado pela Unipro e pela Editora Planeta em 2012.Trata-se de uma autobiografia do fundador e líder supremo da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), o Bispo Edir Macedo. A minha crítica, porém, não é ao que está escrito, mas ao estardalhaço que estão fazendo em alguns países em que esse livro está sendo lançado. Toda essa zoada, a exemplo do lançamento em Johannesburg, a maior cidade da África do Sul, me leva a uma inevitável desconfiança. Afinal, qual o motivo desse barulho todo? E por que tanta algazarra, com pessoas dançando sorridentes, segurando o livro com orgulho e expondo-o às câmeras dos cinegrafistas e dos fotógrafos?
Ao ver pela primeira vez pela televisão a cena de uma multidão formando gigantescas filas para comprar o livro Nada a Perder, percebi que muitos ali, aparentemente, nem sabiam ler direito (se é que sabiam ler alguma coisa). Então, por que tanto entusiasmo para comprar um livro, se a leitura é uma prática quase inexistente para aquele povo sofrido, embora sorridente, que eu via através da tela da minha TV? A resposta praticamente estrondou em meus ouvidos, ainda que ninguém a tenha proferido: GOLPE DE MARKETING!
No site da Revista Veja, Lauro Jardim ratifica a minha conclusão de que todo esse alarde não passa de golpe de marketing, quando diz: "[...] A biografia de Macedo, Nada a Perder, será lançada amanhã no NorteShopping, no Rio de Janeiro... O local não foi escolhido à toa. Perto do shopping fica o primeiro templo erguido por Macedo ainda no final dos anos 70. Hoje, lá funciona um mega quartal-general da Universal no Rio de Janeiro. Um gigantesco esquema, que inclui, claro, voluntários da Universal, está sendo montado para que se alcance um volume de vendas tão superlativo." Leia mais.
Em outro texto, Lauro Jardim vai mais longe quando diz: "Nada a Perder, de Edir Macedo, tem recebido um empurrãozinho da própria Universal para turbinar suas vendas. A igreja tem obrigado alguns obreiros a pegarem ofertas nas igrejas e ir a uma livraria comprar a obra." Leia mais.
Os grifos nos textos acima são meus e deixam claro o que realmente está por trás de tanto sucesso. Contudo, se o Bispo Edir Macedo utilizasse todas as rádios e a rede de televisão de sua propriedade para divulgar o Evangelho do Senhor Jesus Cristo, verdadeiramente não teria NADA A PERDER, só a ganhar.
No site da Revista Veja, Lauro Jardim ratifica a minha conclusão de que todo esse alarde não passa de golpe de marketing, quando diz: "[...] A biografia de Macedo, Nada a Perder, será lançada amanhã no NorteShopping, no Rio de Janeiro... O local não foi escolhido à toa. Perto do shopping fica o primeiro templo erguido por Macedo ainda no final dos anos 70. Hoje, lá funciona um mega quartal-general da Universal no Rio de Janeiro. Um gigantesco esquema, que inclui, claro, voluntários da Universal, está sendo montado para que se alcance um volume de vendas tão superlativo." Leia mais.
Em outro texto, Lauro Jardim vai mais longe quando diz: "Nada a Perder, de Edir Macedo, tem recebido um empurrãozinho da própria Universal para turbinar suas vendas. A igreja tem obrigado alguns obreiros a pegarem ofertas nas igrejas e ir a uma livraria comprar a obra." Leia mais.
Os grifos nos textos acima são meus e deixam claro o que realmente está por trás de tanto sucesso. Contudo, se o Bispo Edir Macedo utilizasse todas as rádios e a rede de televisão de sua propriedade para divulgar o Evangelho do Senhor Jesus Cristo, verdadeiramente não teria NADA A PERDER, só a ganhar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário