A Bíblia fala de uma rainha que visitou Salomão, proveniente da terra de Sabá. O relato desta visita é algo tão poético que merece ser lido e repetido. Foi assim:
"E ouvindo a rainha de Sabá a fama de Salomão, veio a Jerusalém experimentar Salomão com enigmas, com uma mui grande comitiva de camelos carregados de especiarias, e ouro em abundância e pedras preciosas. e veio a Salomão, e falou com ele de tudo o que tinha no seu coração." (Leia II Crônicas 9.1-12).
"Sabá" é, na realidade, a terra de onde vieram os "sabeus", mencionados várias vezes no Velho Testamento. Nas genealogias, por exemplo, encontramos a palavra transliterada, como em Gn 10.7: "E os filhos de Cuse são: SEBÁ, e Havilá, e Raamá, e Sabtecá..."
Sabá era chamada "a terra das mil fragrâncias", por causa dos perfumes raros que ali eram fabricados. Vemos testemunhos disto em Ezequiel 27.22:
"Os mercadores de SEBA e Raamá eram eles os teus mercadores em todos os mais subidos AROMAS, e toda pedra preciosa e ouro negociavam nas tuas feiras."
Em Sabá havia tanto ouro que a rainha deu a Salomão de presente 120 talentos de ouro (II Crônicas 9.9), o que equivale a 4.080 quilos. uma enorme fortuna, mesmo para aquele tempo.
Os sabeus eram conhecidos pelos israelitas como exportadores de ouro, mas também como vendedores de perfumes e incensos raros que possuíam e que, ao que tudo indica, fabricavam. Veja o que diz Isaías 60.6:
"A multidão de camelos te cobrirá, os dromedários de Midiã e Efa. todos virão de Sabá: trarão ouro e incenso e publicarão os louvores do Senhor."
Sl 72.15. "...e se lhe dará do ouro de Sabá..."
Jeremias 6.20. "Para que, pois, me vem o incenso de Sabá?"
Jó 6.19. "As caravanas de Tema a procuram, os viajantes de Sabá por ela suspiram."
Além de comerciantes, também eram guerreiros, conforme vemos em Jó 1.15: "De repente deram sobre eles os SABEUS, e os levaram, e mataram aos servos ao fio da espada."
Os Sabeus eram um povo de origem ismaelita, ou seja, árabe. A região onde habitavam era a Etiópia e outras partes do mundo antigo. Provavelmente sua capital era Tema. Existem lendas que dizem que Salomão casou-se com a rainha de Sabá, ou pelo menos viveu algum tempo com ela, de onde nasceram filhos.
Alguns acham que ela voltou à sua terra com um filho do rei Salomão no ventre e com a religião monoteista de Israel, o que deu origem aos muitos judeus negros que hoje existem.
Por uma provável conseqüência disto, o rei Selassié, quando no poder, detinha como um dos seus títulos, o de "Leão da tribo de Judá". Este título, além de denotar uma blasfêmia contra um dos títulos de nosso Senhor Jesus Cristo, demonstra alguma tradição judaica na Etiópia.
Agora, algo que é digno de dó é que em filmes e gravuras sobre a rainha de Sabá, chegam a retratar a personagem loura e de olhos azuis! Isto é um absurdo, pois os sabeus eram negros!
Autor: Paulo de Aragão Lins
Obrigado Pastor pelas informações mais precisas. Grande abraço, Pr João.
ResponderExcluirA paz do Senhor, Pastor João!
ExcluirObrigado pela visita e pelo comentário. Um forte abraço!
No amor de Cristo Jesus,
PASTOR HAFNER
Obrigado pastor...Deus o abençoe com saúde.
ResponderExcluirPastor a paz do Senhor...me ajude se for possível...tenho dificuldade para aceitar que uma irmã seja chamada de pastora...preciso de uma orientação teológica...por favor...035-9895-0966
ResponderExcluirA paz do Senhor Jesus, Cruz!
ExcluirAntes de qualquer coisa, quero te agradecer pela visita e pelo comentário. Quanto a dúvida sobre o "ministério de pastoras" - se é bíblico ou não - me informe com mais detalhes o que você deseja saber. Eu posso postar algo aqui no Blog sobre o assunto e, assim, tirar a mesma dúvida que outras pessoas possam ter.
No amor de Cristo Jesus,
PASTOR HAFNER
Pastoras religiosa ? Gostaria de saber mais a respeito !
ResponderExcluirGrato Pastor HAFNER pelo belo texto, com amparos Bíblico. Não sei porque razão até Hoje o mundo não tem a beleza negra não merecedora de honra e admiração. Absurdo! Shalom a todos! Pastor Joaquim Zuriel
ResponderExcluirObrigado. Estava em dúvidas porque vou usar uma imagem para este site https://bibliotecadopregador.com.br/
ResponderExcluir