A RAINHA DE SABÁ ERA NEGRA

A Bíblia fala de uma rainha que visitou Salomão, proveniente da terra de Sabá. O relato desta visita é algo tão poético que merece ser lido e repetido. Foi assim:

"E ouvindo a rainha de Sabá a fama de Salomão, veio a Jerusalém experimentar Salomão com enigmas, com uma mui grande comitiva de camelos carregados de especiarias, e ouro em abundância e pedras preciosas. e veio a Salomão, e falou com ele de tudo o que tinha no seu coração." (Leia II Crônicas 9.1-12).

"Sabá" é, na realidade, a terra de onde vieram os "sabeus", mencionados várias vezes no Velho Testamento. Nas genealogias, por exemplo, encontramos a palavra transliterada, como em Gn 10.7: "E os filhos de Cuse são: SEBÁ, e Havilá, e Raamá, e Sabtecá..."

Sabá era chamada "a terra das mil fragrâncias", por causa dos perfumes raros que ali eram fabricados. Vemos testemunhos disto em Ezequiel 27.22:

"Os mercadores de SEBA e Raamá eram eles os teus mercadores em todos os mais subidos AROMAS, e toda pedra preciosa e ouro negociavam nas tuas feiras."

Em Sabá havia tanto ouro que a rainha deu a Salomão de presente 120 talentos de ouro (II Crônicas 9.9), o que equivale a 4.080 quilos. uma enorme fortuna, mesmo para aquele tempo.

Os sabeus eram conhecidos pelos israelitas como exportadores de ouro, mas também como vendedores de perfumes e incensos raros que possuíam e que, ao que tudo indica, fabricavam. Veja o que diz Isaías 60.6:

"A multidão de camelos te cobrirá, os dromedários de Midiã e Efa. todos virão de Sabá: trarão ouro e incenso e publicarão os louvores do Senhor."

Sl 72.15. "...e se lhe dará do ouro de Sabá..."

Jeremias 6.20. "Para que, pois, me vem o incenso de Sabá?"

Jó 6.19. "As caravanas de Tema a procuram, os viajantes de Sabá por ela suspiram."

Além de comerciantes, também eram guerreiros, conforme vemos em Jó 1.15: "De repente deram sobre eles os SABEUS, e os levaram, e mataram aos servos ao fio da espada."

Os Sabeus eram um povo de origem ismaelita, ou seja, árabe. A região onde habitavam era a Etiópia e outras partes do mundo antigo. Provavelmente sua capital era Tema. Existem lendas que dizem que Salomão casou-se com a rainha de Sabá, ou pelo menos viveu algum tempo com ela, de onde nasceram filhos.

Alguns acham que ela voltou à sua terra com um filho do rei Salomão no ventre e com a religião monoteista de Israel, o que deu origem aos muitos judeus negros que hoje existem.

Por uma provável conseqüência disto, o rei Selassié, quando no poder, detinha como um dos seus títulos, o de "Leão da tribo de Judá". Este título, além de denotar uma blasfêmia contra um dos títulos de nosso Senhor Jesus Cristo, demonstra alguma tradição judaica na Etiópia.

Agora, algo que é digno de dó é que em filmes e gravuras sobre a rainha de Sabá, chegam a retratar a personagem loura e de olhos azuis! Isto é um absurdo, pois os sabeus eram negros!


8 comentários:

  1. Obrigado Pastor pelas informações mais precisas. Grande abraço, Pr João.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor, Pastor João!

      Obrigado pela visita e pelo comentário. Um forte abraço!

      No amor de Cristo Jesus,

      PASTOR HAFNER

      Excluir
  2. Obrigado pastor...Deus o abençoe com saúde.

    ResponderExcluir
  3. Pastor a paz do Senhor...me ajude se for possível...tenho dificuldade para aceitar que uma irmã seja chamada de pastora...preciso de uma orientação teológica...por favor...035-9895-0966

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor Jesus, Cruz!

      Antes de qualquer coisa, quero te agradecer pela visita e pelo comentário. Quanto a dúvida sobre o "ministério de pastoras" - se é bíblico ou não - me informe com mais detalhes o que você deseja saber. Eu posso postar algo aqui no Blog sobre o assunto e, assim, tirar a mesma dúvida que outras pessoas possam ter.

      No amor de Cristo Jesus,

      PASTOR HAFNER

      Excluir
  4. Grato Pastor HAFNER pelo belo texto, com amparos Bíblico. Não sei porque razão até Hoje o mundo não tem a beleza negra não merecedora de honra e admiração. Absurdo! Shalom a todos! Pastor Joaquim Zuriel

    ResponderExcluir
  5. Obrigado. Estava em dúvidas porque vou usar uma imagem para este site https://bibliotecadopregador.com.br/

    ResponderExcluir