Jonas foi vomitado pelo grande peixe na cidade de Nínive?



Ouvi uma pregação em que o pregador afirmou categoricamente que o povo de Nínive viu quando Jonas foi vomitado na praia por um grande peixe (Jn 2.10). Disse, inclusive, que "foi esse o motivo que levou o povo ninivita a crer nas palavras do profeta", ou seja, se um homem havia sobrevivido após ter sido engolido por um grande peixe, logo Deus era com esse homem e, assim, o que ele falava era digno de crédito. Todavia, há uma questão para a qual o pregador não atentou: Nínive não era um cidade à beira-mar.

No livro "O QUE A BÍBLIA NÃO DIZ... mas muitos pregadores e mestres dizem", Paulo de Aragão Lins esclarece:

"A Bíblia não diz que o peixe vomitou Jonas na praia de Ninive.

Muitos afirmam que o peixe que engoliu Jonas vomitou-o 'na praia de Nínive'. Dizem também que o povo de Nínive contemplou este espetáculo insólito e, como adoravam ao deus-peixe, imediatamente aceitaram a mensagem de Jonas.

Lendo a própria narrativa bíblica, você vai descobrir que tais afirmações não têm qualquer fundamento, por causa dos fatos simples que passaremos a expor:

Jonas estava no ventre de um peixe no Mar Mediterrâneo, chamado pelos povos da Antigüidade bíblica de “Mar Grande”.

Nínive encontrava-se muitos quilômetros para o interior da Assíria, às margens do rio Tigre, o qual  não tem qualquer comunicação com o mar no qual Jonas e o peixe estavam (observe no mapa ao lado).

Logo depois que Jonas foi vomitado na praia, Deus falou novamente com ele e afirmou algo que só podia ser falado a alguém que tivesse de caminhar bastante, o que realmente aconteceu. Veja os textos e as ênfases:

'E veio a palavra do Senhor SEGUNDA VEZ a Jonas, dizendo: Levanta-te, E VAI (quem vai a algum lugar é porque ainda não está no tal lugar) à grande cidade de Nínive (a descrição demonstra que Jonas ainda nem tinha visto a cidade) e prega contra ela a pregação que eu te disse. E levantou-se Jonas, E FOI A NÍNIVE (é claro que ainda não estava nela), segundo a palavra do Senhor…' (Jonas3:1-3)."

3 comentários:

  1. muito obrigado. nao tinha reparado na distancia de Ninive para o mar mediterraneo.

    ResponderExcluir
  2. Quando ouvi a historia sobre Jonas fiquei confusa" Como se no Iraque não tem praia?" Obrigada pastor pela informação. agora faz sentido.

    ResponderExcluir