COMO SER GERENTE DE BANCO?

Foto: Reprodução/UOL Economia

A profissão de gerente de banco ainda é considerada como um símbolo de sucesso pessoal e profissional e muitos funcionários buscam saber como ser gerente de banco. Para alcançar está posição dentro de uma agência bancária, há diversos desafios e metas a serem cumpridas, além de muita dedicação,conhecimento e atitudes. 

COMO SER GERENTE DE BANCO?

Talvez esta é a pergunta de profissionais experientes que buscam ocupar a principal função dentro de uma agência bancária e de novatos que buscam receber suas primeiras promoções e sonham em um dia sentar na cadeira da pessoa mais importante da agência.

Mas por que você quer ser um gerente? Você sabe o que faz um gerente de banco? Então, primeiro vamos falar sobre a posição e função e como chegar lá.
Um gerente de banco é um executivo da empresa, que tem como obrigação, defender os interesses da empresa, sejam eles econômicos, políticos ou legais. O gerente de banco  não só coordena e lidera uma equipe, mas tem o papel de manter e difundir a boa imagem da instituição financeira onde trabalha diante ao público em geral. O gerente do banco deve ser o líder da equipe,motivando seus colaboradores para o  cumprimento das metas e missões da empresa.
Infelizmente,  muitos profissionais enxergam  apenas os benefícios do cargo gerencial, em vez dos desafios. Eles acreditam que a gestão é sinônimo de um salário diferenciado, status na sociedade,  vestuário, viagens, etc.
O critério para a escolha de um novo gerente  varia de empresa para empresa.Mas basicamente, há alguns padrões que são estabelecidos, como tempo de banco, atuação em diversas carteiras, credibilidade diante aos diretores, qualificações e certificações obrigatórias, bom relacionamento com pessoas e principalmente com clientes, além de ter postura ética, controle emocional, assumir responsabilidades e desafios.
Ser gerente é ser um administrador. Deve conhecer bem o negócio da empresa e seus processos, saber se comunicar, tomam decisões  e traçam estratégias para bater as metas da agência.
AS PRINCIPAIS DICAS DE COMO SER GERENTE DE BANCO
1- Faça uma escolha: Retaguarda ou comercial?
Se você é novato no banco ou já vem atuando a anos, acredito que esta é a principal dica que posso lhe dar para definir sua vida profissional dentro da instituição.
Mas se  você quer,realmente saber como ser gerente de banco, primeira coisa que  deve fazer é escolher qual área tem mais afinidade e  pretende atuar. Basicamente uma agência é dividida em área administrativa (ou retaguarda) e área comercial.
Na maioria das vezes as promoções para assumir a agência como gerente geral são  destinadas aos funcionários que atuam na área comercial como gerente de conta pessoa física ou jurídica. Então se você tem afinidade pela área comercial, escolha ela para seguir no banco.
2- Crie empatia com todos
Seja simpático com todas as pessoas dentro e fora do banco, valorize sua imagem e trabalhe bastante seu marketing pessoal. Pode parecer algo conceitual todas essas palavras e que muitas pessoas usam de forma errada, tornando-se falsas. Não adianta ser alguém que você não é, pois isso pode lhe prejudicar no futuro.
Quando digo para ser simpático não é pra fingir, e sim pra ser verdadeiro mas acima de tudo cordial o máximo possível. Eu sei que tem momentos que há pessoas que estressam o nosso trabalho, principalmente cliente que não tem o mínimo de educação e as vezes reclamam de tudo… Nessas situações, controle o seu emocional e nunca discuta com cliente, mesmo você estando certo, mostre a ele que está tentando ajudar. E  se mesmo assim ele continuar lhe deixando fora do controle, chame uma pessoa mais experiente ou até mesmo o gerente para contornar a situação.
Lembre-se que este cliente pode ser crucial para sua promoção, pois ele pode ligar para a ouvidoria e deixar um histórico negativo no seu cadastro funcional. Mas assim como tem cliente que podem lhe prejudicar, muitos irão contribuir para você ser bem visto diante aos gerentes e diretores do bancos.
Se você é simpático, controla suas emoções em momento de crise e é carismático como todos independente da faixa salarial de cada um, com certeza será bem visto na hora de disputar uma promoção.
3- Qualificações e Certificações
Todos  já sabem que a principal exigência para entrar no banco é ter uma graduação superior ou pelo menos está cursando os últimos semestre da faculdade. Áreas com contabilidade, economia e Administração de empresas  são geralmente as preferidas das instituições financeiras, mas não significa que pessoas com outros cursos serão eliminadas na hora da seleção para vaga pretendida.
Bom, mas o que muita gente não sabe é que há qualificações e certificações que são fundamentais para o crescimento dentro do banco. Algumas delas são obrigatórias para ocupar determinados cargos. (CLIQUE AQUI para continuar lendo...). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário