CONFIANÇA DIÁRIA EM DEUS



*Pastor JG Freitas


“Eu me deitei e dormi, acordei, porque o Senhor me sustentou. Não terei medo de dez milhares de pessoas que se puseram contra mim.” (Salmo 3.5,6)

“Deus está buscando corações que sempre descansem em seu seio, e, ao mesmo tempo, confiem nele, para que tudo o que ele deseja seja realizado em suas vidas.” – Charles E. Cowman

“Todos os gigantes de Deus foram homens fracos que fizeram grandes coisas para Deus porque confiaram que o Senhor estaria com eles.” – Hudson Taylor

“Há uma coisa melhor do que tentar compreender Deus: - é confiar nele.” – G. H. Knight

“Uma pequena fé levará a vossa alma aos céus, mas uma grande fé trará os céus à vossa alma”. – Charles H. Spurgeon

Quem conseguiria dormir, sabendo que há dez mil inimigos esperando para destruir sua vida? Quem conseguiria descansar e ficar tranqüilo, tendo conhecimento de que estão tramando contra a sua vida, e que o desejo dos adversários é matá-lo e arrancar sua memória da terra? Somente aquele que confia em Deus consegue.

A palavra confiança significa entregar sua vida a alguém. Confiar é o mesmo que ter fé. A Bíblia define a fé como “a certeza das coisas que se esperam e a convicção de fatos que não se vêem” (Hb 11.1).

Como escreveu Agostinho, “a fé consiste em acreditarmos no que não vemos e, como recompensa, vermos aquilo em que cremos”.

O eminente missionário George Müller disse que “o campo de ação da fé começa onde as possibilidades cessam e onde a vista e a percepção falham”.

Quantas vezes, entretanto, o menor dos problemas faz tremer a nossa pouca fé, rouba o nosso sono e tira a nossa tranqüilidade, deixando-nos bastante ansiosos, preocupados e temerosos.

Davi escreveu este Salmo quando estava sendo perseguido por Absalão, seu próprio filho, que desejava roubar o trono. Que tribulação! Que grande batalha.

Você consegue imaginar que sentimentos negativos poderiam querer dominar a alma de Davi? Ser perseguido por inimigos de fora, pessoas que não compartilham de sua intimidade é até compreensível, mas ser combatido por aqueles que são da sua própria família, que já dependeram ou dependem de sua ajuda para sobreviver, pode levar qualquer um a pensamentos de amargura e de puro ressentimento.

Davi, entretanto, ao ser perseguido por seu próprio filho, Absalão, que levantou um exército rebelde contra ele, nos confessa que deitou e dormiu. Acordou sustentado por Deus. E conclui dizendo que de Deus vem a salvação e a bênção. 


Porque confiou em Deus, Davi pode experimentar a promessa do Senhor que está escrita no livro de Deuteronômio, capítulo 28, que diz: “O Senhor entregará feridos diante de ti, os teus inimigos que se levantarem contra ti; por um caminho virão contra ti, mas por sete caminhos fugirão da tua presença” (Dt. 28.7).

O livro de Atos dos Apóstolos, capítulo 12, registra um outro episódio que nos mostra a confiança daqueles que têm Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador. O Rei Herodes havia matado Tiago, o irmão de João, e prendera o Apóstolo Pedro, para matá-lo logo depois da Páscoa.

E diz a Bíblia que Pedro dormia, preso entre dois soldados e com mais dezesseis guardas encarregados de impedir que ele fugisse ou fosse regatado.

Como alguém pode dormir sabendo que vai morrer nas próximas horas? Como alguém que perdera um amigo íntimo, um dos doze apóstolos como ele, assassinado barbaramente horas antes, e sabendo que poderá ter o mesmo destino, pode descansar?

Somente aquele que sabe das promessas de Deus e crê que ele é fiel para livrar todo aquele que nele confia, pode dormir como Pedro dormia naquela hora, naquele lugar e sob circunstâncias tão terríveis.

E foi o que aconteceu. A oração da igreja em favor de Pedro chegou aos céus, o Senhor Deus ouviu e ordenou a um anjo que viesse livrar a Pedro. O anjo veio, libertou-o das correntes que o prendiam, tirou-o da prisão, passando com ele no meio dos dezesseis soldados que o vigiavam e, após abrir todas as portas, conduziu-o para a liberdade fora dos muros do cárcere.

O mesmo Deus que livrou Davi e Pedro ainda tem poder para te livrar e salvar. Resta saber se você confia nele de todo o coração como esses homens confiavam.

Atualmente, muitas pessoas só conseguem dormir sob medicação especial. Muitas situações podem roubar o nosso sono: - uma crise financeira, uma ameaça direta ou indireta, uma enfermidade na família, um momento de decisão ou busca de soluções para problemas profissionais, tristeza ou vazio existencial, dentre outras coisas.

O que está te preocupando hoje, neste exato momento? O que está te roubando a paz e a alegria? O que está tirando o teu sono, fazendo com que você passe as noites em claro, sem conseguir descansar?

Confia em Deus como Davi; descanse em sua presença como Pedro. Do Senhor vem o livramento e a salvação.

Um pensador cristão da antiguidade, chamado Pascal, escreveu: “O último passo da razão está em reconhecer que há coisas que excedem o seu alcance. É o coração que sente Deus, e não a razão. Eis o que é a fé: Deus sensível ao coração, não à razão”.

Lembre-se das palavras do nosso amado Salvador Jesus Cristo, que disse: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mt 11.28-30).

Hoje, volte a dormir tranqüilamente, entendendo e confiando que o Senhor Deus tem todo o controle e tudo está nas mãos dele: sua vida, sua família, seu trabalho, tudo, principalmente, você. Afinal, como escreveu Lettie B. Cowman: “você pode confiar no homem que morreu em seu lugar”.

Guarde, também, o que escreveu F.B.Meyer: “Deus está conosco em cada manhã; portanto, podemos encetar as labutas diárias contentes e confiantes de que, ao sair o sol, ele será nosso guia e fortaleza no caminho; poder na luta; esperança na provação; claridade e gozo em tudo”.

Tenha em sua mente o que o Senhor Deus disse através do Profeta Isaías: “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te esforço, e te ajudo, e te sustento com minha a destra da minha justiça.” (Is 41.10).

Tome posse dessa palavra e mande embora de seu coração todo o medo e temor. Não seja mais refém do pânico, da ansiedade e da depressão. Confie no Senhor, que te guarda e te protege.

Lembre-se: Deus não cochila e nem dorme, para que você durma tranqüilo. Então, o que nos resta fazer é colocar tudo nas mãos dele e procurarmos dormir.

Amanhã será outro dia. E o melhor de Deus ainda está por vir!


Reflita:

 Você crê que Deus existe e tem todo o poder sobre qualquer circunstância do universo que ele criou?

 Você crê que Deus, o Senhor Todo-poderoso, se importa com você e com todos os detalhes da tua vida?

 Você é capaz de confiar em Deus e entregar nas mãos dele a direção da tua vida, tua família, tuas emoções, enfim, tudo?


____________________________________________

*Pastor JG Freitas é Colunista do Blog do Pastor Hafner, Pastor da Igreja Batista Aliança Eterna em Belo  Horizonte (Minas Gerais), Oficial da Reserva  da Polícia Militar de  Minas Gerais (PMMG), pós-graduado em Administração e Segurança Pública, Mestre em Missiologia, Doutor Honoris Causa pela UNIPAZ, Professor de Teologia, Palestrante, Escritor, Conferencista Internacional, fluente  em espanhol.

Contatos do Pastor Freitas para ministrações, Seminários e Palestras:

  • E-mail: jgfreitass64@gmail.com
  • Tel.: (031) 99225-9058 (Tim)
  • Tel.: (031) 97166-7038 (Vivo)



Nenhum comentário:

Postar um comentário