É NA PRESENÇA DE DEUS QUE A TRISTEZA SALTA DE ALEGRIA?

Imagem: Reprodução

Quem afirma que na presença de Deus até a tristeza salta de alegria, baseia-se no versículo 22 do capítulo 41 do Livro de Jó, onde está escrito: "No seu pescoço pousa a força; perante ele, até a tristeza salta de alegria." Existe tradução que diz "prazer" em lugar de "alegria". Acontece que o versículo 22 está se referindo sobre quem já vem sendo descrito desde o versículo 1 do capítulo 41 de Jó, ou seja, o Leviatã. Pois bem, o Leviatã pode ser o mesmo crocodilo, como consta no Comentário Bíblico Beacon: "Segue-se imediatamente uma descrição detalhada de Leviatã - que também é uma transliteração do termo hebraico. Geralmente se considera que a descrição que melhor se encaixa é a de um crocodilo...". (CPAD, Comentário Bíblico Beacon, 3ª Edição, 2009, p. 92). 

Há quem defenda que o Leviatã seja uma baleia, ou um golfinho, ou mesmo um dinossauro que ainda existia nos dias de Jó. Fato é que, pelo contexto, não é na presença de Deus que a tristeza salta de alegria (prazer; espanto). 

Na verdade, o SENHOR está mostrando o quanto o homem é fraco diante do resto da criação, tanto que Ele apresenta tais criaturas. Esse animal que o texto relata, atribui a identidade dessa besta ao crocodilo, por ser ele um animal muito feroz e poderoso, o qual o homem não consegue domesticar; ele é inabordável. Jó disse que diante dele (o crocodilo) a tristeza salta de alegria (de prazer; de espanto), e não na presença de Deus. 

E você, o que tem a dizer sobre este assunto? Deixe o seu comentário!  

Que a graça do Senhor Jesus Cristo seja sempre abundante em sua vida!
   


Pastor Hafner
Bruxelas - Bélgica

50 comentários:

  1. a paz do senhor pastor, a bíblia diz também em joão 5,39 para examinar as escrituras para ter nelas vida eterna,muito boa postagem concordo plenamente com o senhor. más queria saber quem é dono de tudo que está debaixo do céu como está escrito em jó 41,11 já que é voltada ao leviatã? um grande abraço Deus abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor, amado irmão Dheymes.

      Vamos por etapa:

      1) Quanto a João 5.39, citado pelo irmão, o Senhor Jesus não está determinando que examinemos as Escrituras. Nessa passagem, Ele está confrontando os hipócritas que, apesar de examinarem as Escrituras, não queriam ir até Ele. Observe o contexto, até que o Senhor Jesus fala: "Examinais as Escrituras (ou seja, "vocês examinam as Escrituras), porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam. E NÃO QUEREIS VIR A MIM PARA TERDES VIDA." Em nossos dias não é diferente, pois há pessoas que examinam as Escrituras, porém não vivem segundo a vontade do SENHOR.

      2) Quanto a você querer saber quem é dono de tudo que está debaixo dos céus, a resposta é: Deus. Observe que o SENHOR está travando um diálogo com Jó e no capítulo 41, versículo 11, Ele diz que "tudo o que está debaixo de todos os céus é meu", ou seja, tudo é Dele, de Deus. Quanto a isso, o livro 3 do Comentário Bíblico Beacon, da CPAD, na página 93, diz o seguinte: "...Visto que nenhum homem é forte o suficiente para combater Leviatã (crocodilo), menor ainda é a possibilidade de alguém ser qualificado para erguer-se diante de Deus. Tudo O QUE ESTÁ DEBAIXO DE TODOS OS CÉUS É MEU (Jó 41.11). Jó não tem nenhuma reivindicação a fazer a um Deus que possui tal estatura".

      Deus é o Dono de todas as coisas. aleluia!!!

      Espero ter respondido ao irmão. Caso contrário, por favor, reelabore a tua pergunta e terei a honra de respondê-lo outra vez.

      Um forte abraço!

      No amor de Cristo Jesus...

      Excluir
    2. Amado, creio que o irmão que mantém este blog precisa de reconciliação com O ESPIRITO SANTO DE DEUS. Dá forma que ensina, até Jesus seria exortado/ensinado.

      Jó 41, assim como interpretado pelos maiores teólogos do mundo e pequenas pessoas, ou seja, as coisas que não são, pequenos pregadores como afirmado pelo irmão, tem significado exatamente como proposto. O texto compara o crocodilo ao próprio Deus na medida que se desenvolve, de forma algumas vezes difíceis de percepção sobre quem é o sujeito do versículo. Você precisa estudar menos e orar mais... Observação: Como o irmão gosta de ESTUDOS, encontre por favor a justificativa Bíblica para autoridade pastoral feminina, NÃO EXISTE. Todas as Mulheres na Bíblia mesmo em postos de liderança estavam sujeitas aos seus próprios maridos e costumes da época. Na teologia 1 exemplo significa que tal atitude não pode ser tomada como regra Bíblica, a exemplo do teste de JÒ. Portanto, deixa de ser fariseu e para de cobrar das pessoas o que não é executado em sua casa. POR QUE SERÁ QUE OS CORROMPIDOS CATÓLICOS NÃO ACEITAM O SACERDÓCIO FEMININO? Nisso pelo menos eles não se corromperam.

      Excluir
  2. Caro Pastor,
    Tenho uma Bíblia versão João Ferreira de Almeida e em jó 41,22 dia "No seu pescoço reside a força; e diante dele salta o desespero."
    Cadê escrito que a tristeza salta de alegria?
    Abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro irmão Alex,

      A paz do Senhor Jesus!

      Como você mesmo afirmou, a tua Bíblia possui uma das versões de João Ferreira de Almeida para a tradução da Palavra de Deus. A tradução da minha Bíblia diz que "...perante ele, até a tristeza salta de prazer" (Jó 41.22b). Todavia, o que está em evidência nesta postagem é o fato de muitos considerarem que é na presença de Deus que a tristeza salta de alegria (ou prazer), sendo que o contexto não diz isso.

      Um forte abraço...

      Fica na paz do Senhor Jesus Cristo!

      Excluir
  3. ei Amados...se quiserem Saber a Pergunta..Perguntem Para o Espírito Santo...Assim Como o Espírito Santo Falou com o Amado Pastor...

    Se Fala com ele...Fala com vc Tbm...

    O que ele Disse é Verdade...

    só que o Problema está em a pessoa Dizer que Está Escrito Na Bíblia...

    É Errado diante de DEUS Dizer q algo está na Bíblia sendo que não está...

    Se Não Está Não Fale "Está"....Fale "na minha Opinião"

    Porque Naquele Dia Vamos Prestar Conta de Tudo o que Falarmos...

    o ESPÍRITO SANTO Não Deixa os Servos DELE Envergonhado...

    "diante dele salta o desespero" que quer dizer que o desespero salta..ou logo muda..assim como da tristeza para a alegria...

    ali Não está Dizendo "Salta de Desespero"

    Espero Ter Ajudado...

    Senão Que DEUS te Abençoe...

    Orem Pelos Pastores que Estão Trabalhando na Obra...Orem Para que a Boa Obra Do SENHOR Se Cumpra Em Nossas Vidas...

    Pois, Precisamos Unir as pessoas Através do Espírito SANTO Em AMOR, PAZ..Para que Todos Possamos Estar Prontos Para o GRANDE Dia Do SENHOR..

    Porque Em BREVE Virá...

    ELE Virá Qualquer Momento...

    Naquele Dia Somente a Misericórdia Vai Triunfar...

    Por Isso Diz...Bem - Aventurado Os Misericordiosos Porque Alcançarão Misericórdia...

    Abraços à Todos Em Nome de JESUS CRISTO

    Fiquem Na PAZ!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor Jesus, irmão Fernando.

      Obrigado pelo teu comentário. Que o nosso Deus e Pai, em Cristo Jesus, nosso Senhor e Salvador, continue te abençoando poderosamente.

      Um forte abraço!

      Excluir
    2. Bom dia Pastor..bom dia amigos leitores..nossaaaaaa Eu acreditava mesmo que era na presença de Seus...então esse verso não existe na bíblia escrito dessa forma?Jesus amado!!Primeira vez que leio suas postagem..amei Pastor,obrigada!

      Excluir
    3. Bom dia Pastor..bom dia amigos leitores..nossaaaaaa Eu acreditava mesmo que era na presença de Seus...então esse verso não existe na bíblia escrito dessa forma?Jesus amado!!Primeira vez que leio suas postagem..amei Pastor,obrigada!

      Excluir
    4. Bom dia Pastor..bom dia amigos leitores..nossaaaaaa Eu acreditava mesmo que era na presença de Seus...então esse verso não existe na bíblia escrito dessa forma?Jesus amado!!Primeira vez que leio suas postagem..amei Pastor,obrigada!

      Excluir
    5. Me perdoem pelo erro...digitei Deus ...mas saiu seus...

      Excluir
    6. Me perdoem pelo erro...digitei Deus ...mas saiu seus...

      Excluir
  4. Parabéns pastor... Estava procurando esta frase para escrever em uma postagem e encontrei seu texto... Deus te abençoe, me salvou de ser mais um a acreditar sem ser Bereiano...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor Jesus Cristo, irmão Felix.

      Fico feliz por ter contribuído de alguma forma com o amado irmão. Espero poder ajudá-lo em outras ocasiões e também contar com a tua ajuda em algumas das minhas muitas necessidades.

      Que toda honra, e glória, e louvor sejam para o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

      Um forte abraço!

      No amor de Cristo Jesus...

      Excluir
  5. Ja ouvia alguns irmãos, obreiros e até pastores dizendo esta frase, um certo dia estando ao lado de um pastor muito observador e bastante crítico disse "é... eles dizem", e disse, "isso é uma herezia", e me mostrou o capitulo do qual a frase foi tirada, posteriormente, meditando nesta passagem, Deus me fez ver que para ver que aquilo estava errado não era necessário nem olhar no capitulo 41;22 de Jó, mas bastava se fazer uma pergunta, "qual é a alegria da tristeza?", e veria que a alegria da tristeza é ver destruição, miséria, separações, etc, então certamente não poderia ser na presença de Deus, pois na presença de Deus toda tristesa pode sim ser destruida e ser manifesta a alegria. A paz do Senhor. Robinson - obreiro do Senhor e discipulador, formando discipulos para Jesus, com a verdade, ass. de Deus Goiânia GO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor Jesus, amado irmão Robson.

      Obrigado pelo teu comentário. Que o Senhor continue te abençoando poderosamente.

      Um forte abraço!

      Excluir
    2. Paz e Graça,

      A frase ora em questão não se trata de uma heresia (ação, dito ou atitude que desrespeita a religião - Dicionário Houaiss).

      Excluir
  6. Agradeço aos amados irmãos pelos comentários e rogo as vossas orações em nosso favor e em favor da Suíça, para que o SENHOR nosso Deus, em nome do Senhor Jesus Cristo, traga um grande avivamento para esta nação.

    Um forte abraço a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, que a gloriosa paz do Altíssimo refrigere vossas almas, Deus conta conosco para clamar pelas nações, pois a oração é a chave, conte também comigo em oração, a missão específica primordial do verdadeiro cristão é essa.
      Que a graça do Senhor nos alcance todos os dias, abraço.

      Excluir
  7. Meu Deus me sinto muito envergonhada muitas das vezes ouvi esta frase e também a pronunciei com tanta certeza realmente perecemos por falta de conhecimento por falta de ler a bíblia todos os dias nos alimentar da palavra de Deus, que o senhor me de sabedoria e discernimento da tua palavra. Pastor ore por mim

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. boa está palavra ,que Deus abençoe sou de salvador bahia ,um dos frutos a alegria é preciso ter para nós vencermos as lutas cotidianas.

    ResponderExcluir
  10. Muito elucidativo, pastor. Bênçãos sem medidas sobre ti e sobre a tua casa, glórias a Jesus, nosso Deus!!

    ResponderExcluir
  11. A paz do Senhor Jesus!!! Nos versículos 10,11,12, Deus não faz alusão ao poder do leviatã para mostrar que ele pode ser poderoso e temido porém, Deus deve ser muito mais temido? Nos demais versículos dá até para confundir o relato como se Ele falasse de Si mesmo! Concluindo, se a tristeza salta de alegria e prazer, porque não diante de Deus? Como o pastor mesmo citou: "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria". Temeremos mais ao leviatã? No caso a questão é a interpretação! Fico com os irmãos mais antigos nessa: "Na presença do Senhor até a tristeza salta de alegria(prazer)".

    ResponderExcluir
  12. Graça e paz. É boa a discussão num patamar respeitoso. Ainda que de forma exegese o texto refer-se a leviatã, a frase mexe bsstante com nosso imaginário. E por que não dizer irmãos que , de forma interptetativa, diante do nosso Deus até a tristeza salta de alegria. A frase ja que em isaias ele nos dá oleo de alegria. Então, eu não vejo razão para não afirma que diante do Senhor " até a tristeza salta de alegria". Pois se alguem lêr este versículo de forma isolada vai entender o que ele quer dizer; alegrai-vos no Senhor!

    ResponderExcluir
  13. Paz do Senhor pr. Hafner, td bem?
    Postagem muito esclarecedora e edificante. Que a igreja hodierna abra os olhos físicos e espirituais para a necessidade de conhecer a palavra do Senhor através do estudo aprofundado.
    Seguindo o blog do sr., convido a conhecer o meu tbm!

    http://blogdowaltim.blogspot.com

    Microscopicamente falando (João 3.30),

    pr. Walter Filho

    ResponderExcluir
  14. a palavra de Deus é simples, os estudiosos é quem a complicam, mas pelo poder e graça do Espírito Santo somos compreendidos pelo pai, bom acredito que nesse diálogo de Deus com Jó, o senhor está mostrando a ele através de simples exemplos o tamanho do seu poder, nós não temos capacidade humana de compreender os desígnios de Deus ainda bem que ele como um bom professor usa de comparações..... mesmo que na sua visão essa expressão esteja sendo usada de forma errada, me pergunto, quem diante do poder de Deus é capaz de ficar triste? só o próprio satanás pq sabe que está derrotado!

    ResponderExcluir
  15. A Paz do Senhor! irmã Joyce Jales, foi muito sábio seu comentário amei,Deus é contigo e conosco porque ele é a nossa verdadeira Paz, essa que excede a todo entendimento.

    ResponderExcluir
  16. Puxa....como é bom ser orientado...caro Hafner...eu cheguei ao seu blog depois do culto de ontem....porém quero, antes de tudo, dizer como cheguei a este ponto...

    Eu nunca fui me aprofundar sob esta frase...e acredito que aqueles quem dizem esta"expressão" não as fazem por ignorância ou qualquer coisa do gênero, mas pela fé e crença de quando ouvi esta expressão pela primeira vez....

    Minha defesa: se estava falando de leviatã ou crocodilo, de uma besta fera ou um monstro, eu sempre acreditei que diante de Deus ATÉ A TRISTEZA PULA de ALEGRIA....

    O meu erro: Ontem ao ministrar um louvor de jubilo/alegria na igreja mencionei esta expressão!!!

    Onde errei: Errei ao dizer: "...esta escrito na bíblia que diante de Deus até a Bíblia salta de alegria".

    Minha colocação: Creio que a bíblia é completa e perfeita e não há nela sombra de duvidas. E a Bíblia me gera fé (fé vem pelo ouvir...e ouvir do que? da palavra de Deus!...Eu sempre disse esta frase pela minha fé, mas ERRONEAMENTE citei de que esta expressar estava escrita na bíblia.

    de fato a expressão esta, porém a referencia é a um "monstro".

    O que isso muda? Para mim, nada!
    O que isso interfere? Interfere na minha humildade em reconhecer de que usei uma expressão errada!

    Não julgo quem diz esta expressão, pois as vezes diz pela sua fé! E ai como podemos julgar a fé de cada um?
    Mas se olharmos do ponto de vista de que ao dizer da Bíblia é preciso comprovar a origem do texto...então fica ai uma lacuna...e esta lacuna pode ser usada de forma contraria ao cristianismo!

    Continuarei dizendo esta frase? SIM, mas de uma outra forma


    "...em Jó 41 diz que a tristeza salta de prazer diante do leviatã, então imaginem só diante do nosso Deus...!"

    Aprender antes de tudo é reconhecer humildemente o erro...mas nunca desconsiderando a fé, pois o ensino sem fé...é letra, mas o ensino com fé: é poder sobrenatural.

    Obrigado Hafner
    Obrigado meu pastor Robinson Guedes - Igreja Batista Jave Nissi - Jacareí-SP
    ibjavenissi.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá,posso sim até dizer que perante Deus até a tristeza salta de alegria ,mais não me referindo a esse versiculo de jó que não tem nada a haver e não dizendo que a Biblia diz e sim dizendo que pela grandesa e poderio de Deus a tristeza pode se tornar em alegria.

    Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Muito bom pastor parabens pelo estudo Continue assim perminto que Deus te use fique firme nas promessas

    ResponderExcluir
  20. Naquele dia o SENHOR castigará com a sua dura espada, grande e forte, o leviatã, serpente veloz, e o leviatã, a serpente tortuosa, e matará o dragão, que está no mar.

    Isaías 27:1

    ResponderExcluir
  21. Paz de nosso Senhor Jesus Cristo Pr. que Deus lhe Abençoe grandemente tanto sua família como seu ministério..continuemos a orar uns pelos outros até a volta de nosso Senhor.

    ResponderExcluir
  22. A PAZ DO SENHOR MEU PASTOR QUERIDO E VERDADEIRAMENTE ESTUDIOSO DA PALAVRA DE DEUS! ESTOU DE ACORDO COM A TUA EXPLICAÇÃO! EU TAMBÉM FAÇO A MESMA COISA EM RELAÇÃO A JÓ 41.FICO MUITAS VEZES A PENSAR QUE O POVO DE DEUS NÃO AMA VERDADEIRAMENTE A PALAVRE , POIS NÃO SE DÍGNA A LER VERDADEIRAMENTE A MESMA E SAI INVENTANDO HERESIAS...DEUS JAMAIS IRIA SE COMPARAR A UM SER CRIADO POR ELE, COM LIVRE ARBÍTREO E QUE RESOLVEU OPTAR PELO MAL,LÚCIFER,O LEVIATÃ,. QUANDO FOI EXPULSO DO CÉU, O FOI PORQUE QUERIA SE IGUALAR A DEUS E DEUS JAMAIS SE IGUALARIA OU SE COMPARARIA A UM SER CRIADO POR ELE E SOBRETUDO INFIEL.COMO É O CASO DESTE ANJO CAÍDO.SINTO VERGONHA DO POVO EVANGÉLICO E DOS " CANTORES GOSPEIS" POIS JAMAIS PODERÃO SER ADORADORES, QUANDO INTERPRETAM CANÇÕES FAZENDO APOLOGIAS A SATANÁS E AS IGREJAS OS APLAUDEM COMO SE OS MESMOS INCIRCUNCISOS FOSSEM CONHECEDORES DA PALAVRA QUE É A BOCA DE DEUS! O SENHOR VEM BUSCAR UM POVO QUE ESTÁ DENTRO DE UM POVO! PARABÉNS PASTOR! GOSTO DO SEU TRABALHO! VAMOS MESMO DENUNCIAR AS HERESIAS DOS EVANGÉLICOS E CORRIGÍ-LAS ENQUANTO HÁ TEMPO.....DEUS O ABENÇÕE GRANDEMENTE.

    ResponderExcluir
  23. Olá sr. Hafner, gostaria de saber o por que dos homens se denominarem pastores, sendo que Jesus Cristo é o nosso único pastor. Certo que existe o dom de pastoriar, mas isto os faria pastores de um rebanho? Se sim, qual rebanho seria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 11 E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Efésio 4 vs 11

      Excluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Amados, eu acho tão maravilhoso quando alguém lê a Palavra de Deus examinando-a e o Espírito Santo revela as verdades nela contidas que serão passadas adiante para nos trazer uma melhor compreensão sobre Deus e nos ajudar na nossa caminhada. O que eu não entendo é a maneira com que alguns irmãos recebem algumas informações. Quando um servo de Deus estuda e é esclarecido a respeito de um assunto e quer trazer esse assunto ao nosso conhecimento eu entendo que alguns que já estão acostumados a dizer ou fazer algo baseado no texto que leu até se choquem com o que está sendo ensinado, mas creio que quando isso acontece nós precisamos examinar a informação que nos foi dada, pedindo ao Senhor que nos esclareça a sua verdade.
    Infelizmente alguns parecem se exaltar e afrontar o Pastor Hafner. Precisamos ser maduros o suficiente para aceitarmos que estamos errados e se não acharmos que tal informação não vai mudar nada na nossa vida, pelo menos expressemos paz e respeito para com os nossos irmãos.
    Eu já havia sido ensinada assim Pastor Hafner e concordo com o Senhor.
    Que Deus nos abençoe!

    ResponderExcluir
  27. só queria deixar um breve comentário ! os animais citados na Bíblia em sentido figurado para ajudar nós a compreender determinados textos na bíblia vejamos o caso do Leão ele foi usado para representar o próprio Jesus Cristo e também o Diabo ! o que quero dizer é que no caso leviatã pode ter acontecido o mesmo ! abrç a tds

    ResponderExcluir
  28. 11 E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, efésio 4 vs 11

    ResponderExcluir
  29. Baruch Hachem! Por seres comprometido com a palavra do ensino.

    ResponderExcluir
  30. Baruch Hachem! Por seres comprometido com a palavra do ensino.

    ResponderExcluir
  31. O fato é, que independente da interpretação do texto, como disse acima a Joice, não tem como estar realmente triste diante da presença de Deus.
    A paz!

    ResponderExcluir
  32. Corretíssimo pastor.
    Quantos aos que acham que a Bíblia não precisa ser estudada, o resultado está na sua própria ignorância.
    Não basta somente orar, mas, orar e buscar conhecer a Deus através de sua palavra (estudando a Bíblia com cuidado, dedicação e devoção a Deus). Como afirmar que ama a Deus se não ama nem a palavra dele o suficiente para poder estuda-la?.
    Segue-se como uma das regras de interpretação da Bíblia que: " a Bíblia interpreta a si mesma, ou seja," ou seja, ao estudar a Bíblia é necessário, como afirmou o pastor, ver o contexto de cada versículo, e não toma-lo de forma isolada, do contrário, pode-se gerar heresias.
    Portanto, ao analisar o contexto deste versículo em foco, nota-se que o capitulo trata a respeito do leviatã. Quanto ao fato de o Leviatã ser tão temido, como referido no texto, não diminui o poder de Deus e nem sua grandeza, pelo contrário, engrandece a Deus, pois se o leviatã tem esse grande poder, imagine o Deus que o criou...
    Acredito que Deus revela sua grandeza a Jó ao mostrar o quanto apenas uma de suas criações pode ser tão grande para os homens.
    Com toda certeza Deus pode fazer qualquer coisa, e o fato deste texto referir-se ao Leviatã e não especificamente a Deus em seu sentido literal, não diminui a grandeza do Eterno.

    Parabéns Pr. Hafner pela excelente postagem.

    um grande abraço!

    ResponderExcluir
  33. Amei esse estudo Pr. Hafner Deus continue abençoando sua vida. Pronunciava essa passagem da Bíblia também erroneamente, tenho muita dificuldade de entender algumas passagens, mesmo orando e pedindo sabedoria, mais louvo a Deus a sabedoria q Deus dá a vcs, não que seja impossível para mim, e questão de saúde. Agradeço por Deus usar o Pr. Para nos ajudar a melhor entender a palavra de Deus.

    ResponderExcluir