sábado, 14 de maio de 2011

O sorriso cínico da Mona Lisa.

            Cinismo é o que não falta em muita gente por aí. Muitos cínicos, inclusive, têm se debruçado sobre os púlpitos de algumas igrejas para falar Daquele por quem um dia serão julgados e condenados. Naquele dia lhes dirão: "Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas?" (Mt 7.21-23). Veja que o cinismo desses usurpadores é tão grande que ainda terão a petulância de quererem se justificar diante do Senhor Jesus Cristo, Aquele que sonda as mentes e os corações. Sim, estou me referindo aos falsos profetas, falsos mestres, falsos pastores e até os falsos bispos e apóstolos, títulos recentes que andam proliferando por aí. Porém, o que escolhi para essa postagem foi um tipo de cinismo expressado em forma de arte: o sorriso da Mona Lisa. 


Mona Lisa
             Leonardo di Ser Piero da Vinci, mais conhecido como Leonardo da Vinci, nasceu no dia 15 de abril de 1452, na região de Florença, e faleceu em Amboise, uma comuna francesa, no dia 2 de maio de 1519. Da Vinci destacou-se como cientista, matemático, engenheiro, inventor, pintor, anatomista, arquiteto, escultor, botânico, poeta e músico. Também era homossexual e... cínico. Por buscar o equilíbrio entre o feminino e o masculino, achando que "a alma humana não podia ser iluminada a menos que os elementos masculinos e femininos estivessem presentes nela¹", Da Vinci fundiu o homem e a mulher e criou uma figura andrógina, a quem chamou Mona Lisa. O próprio nome Mona Lisa "é um anagrama da união divina do masculino com o feminino²", pois Da Vinci  juntou o nome do deus da fertilidade masculina, Amon, com o de sua companheira, a deusa egípcia da fertilidadé, Ísis, cujo pictograma antigo era L'ISA, e batizou a sua obra de Mona Lisa (AMON L'ISA = Mona Lisa). E é bem possível que a Mona Lisa seja o retrato do próprio Da Vinci, uma vez que "a análise da Mona Lisa e dos seus auto-retratos por computador confirmou alguns pontos de congruência surpreendentes entre os rostos dele e dela.³"


Leonardo da Vinci
             Se Leonardo da Vinci ocultou sua mensagem maligna em uma obra de arte de apenas 77 por 53 centímetros, o que não anda sendo escondido por trás de fachadas de igrejas, redes de televisão,  rádios, revistas, jornais e etc.? O sorriso cínico que repousa nos lábios da Mona Lisa desde 1503, é o mesmo sorriso que podemos perceber nos lábios desses hipócritas arrogantes que andam extorquindo dinheiro de um povo desesperado por soluções imediatas. Eles pregam um outro evangelho, que não é o Evangelho do Senhor Jesus Cristo. Não se dão conta de que um dia a obra Mona Lisa irá desaparecer para sempre, ainda que seja com o fogo que está reservado por Deus para a destruição deste mundo. Mas, quanto a Leonardo da Vinci, e aos falsos pastores, e aos falsos profetas, "e aos tímidos, e aos   incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua  parte será no lago que arde com fogo e enxofre, o que é a segunda morte" (Ap 21.8). Então, não haverá mais sorriso cínico nos lábios da Mona Lisa, nem nos lábios de quem a pintou, e nem nos lábios de quem não aceitou o Senhor Jesus Cristo como Senhor e Salvador para a remissão dos seus pecados. Após o Juízo Final só restará aos condenados o choro e o ranger de dentes (Mateus 13.42).

 ___________________________________________          
¹BROWN, Dan. O Código da Vinci, Editora Sextante, 2005, p. 117. 
²Idem, O Código da Vinci, Editora Sextante, 2005, p. 118.  
³Ibidem, O Código da Vinci, Editora Sextante, 2005, p. 117.



Pastor Hafner
Chavannes - Suíça

Um comentário:

  1. BOM O UNICO SINICO É VC PQ DA VINCI É UM GENIO
    E VCUM PASTOR Q Ñ RESPEITA OS ATEUS PQ Ñ ACREDITAM RM DEUS E NEM AS RELIGIOS PAGÃS ENTÃO Q VC ARDA NOSEEU INFERNO

    ResponderExcluir