Teoria da Conspiração: verdade ou mentira?

            Eu creio que existe uma conspiração mundial para tentar levar a história da humanidade a um desfecho maligno. Aliás, Satanás sempre conspirou contra Deus, desde que o orgulho e a rebeldia entraram em seu coração, em um momento da eternidade em que só Deus pode datar. No capítulo 14, versículos 13 e 14 do livro do Profeta Isaías está escrito:

            "(...) E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono; e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do norte; subirei acima das alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. (...)"

            Satanás nutriu em seu coração o orgulho e o desejo de ser semelhante a Deus. Perceba que ele não é burro, pois, sabendo que ninguém pode ser maior que o SENHOR, ele disse: "... e serei semelhante ao Altíssimo." - Se Satanás tivesse dito que seria maior que Deus, difícilmente convenceria alguns anjos a se juntarem a ele em sua rebelião, pois logo diriam que ele estava louco, uma vez que ninguém pode ser maior que o Todo Poderoso.

            No livro do Profeta Ezequiel, capítulo 28 e versículo 12 ao 19, há o relato do provável motivo que ocasionou a queda de Satanás, conforme o texto abaixo:


Representação da queda de Satanás
"(...) Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-te: Assim diz o Senhor Deus: Tu eras o selo da perfeição, cheio de sabedoria e perfeito em formosura. Estiveste no Éden, jardim de Deus; cobrias-te de toda pedra preciosa: a cornalina, o topázio, o ônix, a crisólita, o berilo, o jaspe, a safira, a granada, a esmeralda e o ouro. Em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados. Eu te coloquei com o querubim da guarda; estiveste sobre o monte santo de Deus; andaste no meio das pedras afogueadas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que em ti se achou iniqüidade. Pela abundância do teu comércio o teu coração se encheu de violência, e pecaste; pelo que te lancei, profanado, fora do monte de Deus, e o querubim da guarda te expulsou do meio das pedras afogueadas. Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei; diante dos reis te pus, para que te contemplem. Pela multidão das tuas iniqüidades, na injustiça do teu comércio, profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu a ti, e te tornei em cinza sobre a terra, à vista de todos os que te contemplavam. Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; chegaste a um fim horrível, e não mais existirás, por todo o sempre. (...)".

            Mas o propósito desta postagem é abordar a questão da Teoria da Conspiração, teoria esta que tem se popularizado a cada dia, com publicações de livros, DVDs, vídeos no Youtube, etc.  Há quem apresente essa teoria com tanta veemência e paixão, que deixa seus leitores ou ouvintes em uma das duas polaridades: o terror ou a zombaria. Exageros à parte, o certo é que a Teoria da Conspiração tem fundamento e a sua prática tem como idealizador e líder o próprio Satanás. A conspiração que hoje tanto se debate, muitas vezes com excesso de informações desconexas, começou no Jardim do Éden, quando Satanás ludibriou a mulher, incitando-a a desobedecer a Deus em troca do conhecimento que a tornaria semelhante ao Altíssimo. A mulher, após ser engodada, influenciou o marido a cair no mesmo abismo. A Bíblia Sagrada narra esse lastimável fato da seguinte forma:   


            "Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais do campo, que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? Respondeu a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais. Disse a serpente à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal. Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu. Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus..." (Gênesis 3.1-7).


Cavaleiro Templário
O objetivo de Satanás sempre foi matar, roubar e destruir. Ele luta com todas as forças e com todo o seu exército de demônios para tentar frustrar os planos de Deus. Obviamente que, além das hostes espirituais da maldade nos lugares celestiais, Satanás conta com os seus colaboradores humanos para levar a cabo o seu projeto maligno. Ele recruta homens e mulheres, com promessas de poder, riqueza, honras e glórias. Essas pessoas tornam-se seus "cavalos" e geralmente passam a fazer parte de sociedades secretas, tais como, Illuminatis, Maçonaria, Priorado de Sião, Cavaleiros Templários, Rosa Cruz e outras que engrossam o caldo da sopa de prováveis conspiradores. Nesse processo conspiratório, surgem os exegetas amadores, que analisam os fatos histórico,s estudam árvores genealógicas de famílias milionárias, investigam sociedades secretas, enfim. Tudo isso seria válido, se não fossem os exageros de alguns, pois, no anseio de provarem a existência de uma conspiração  mundial, acabam jogando esta verdade nas raias da incredulidade. E é justamente isto que Satanás deseja: que a Teoria da Conspiração seja ridicularizada e desacreditada. O Apóstolo Paulo, em sua Segunda Epístola aos Tessalonicenses, sob a inspiração do Espírito Santo de Deus, disse:


            "(...) Pois o mistério da iniqüidade já opera; somente há um que agora o detém até que seja posto fora; e então será revelado esse iníquo, a quem o Senhor Jesus matará como o sopro de sua boca e destruirá com a manifestação da sua vinda; a esse iníquo cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás com todo o poder e sinais e prodígios de mentira, e com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para serem salvos. E por isso Deus lhes envia a operação do erro, para que creiam na mentira; para que sejam julgados todos os que não creram na verdade, antes tiveram prazer na injustiça." (2 Ts 2.7-12).


Símbolo da Maçonaria
Satanás já está condenado e pretende arrastar com ele o maior número de almas possível para a condenação eterna. Para isso ele tem um projeto muito bem elaborado, uma verdadeira conspiração mundial, que envolve demônios e seres humanos endemoninhados, sejam eles empresários, políticos, governantes, padres, pastores, escritores, celebridades do cinema e da música, jogadores de futebol famosos ou mesmo empresas, principalmente as das áreas de Comunicação - Rádio, TV, Jornais, Revistas, Internet, etc. O escritor e historiador americano Dan Brown, por exemplo, é um forte colaborador de Satanás, pois através dos seus livros "Anjos e Demônios", "O Código da Vinci" e "O Símbolo Perdido", faz o leitor incauto pensar que a conspiração do Diabo e seus agentes não passa de simples quimera, e que sociedades secretas como a Maçonaria, Priorado de Sião e Cavaleiros Templários não passam de entidades beneficentes.  O maior objetivo é manter o homem no pecado, afastado de Deus e sem a salvação que só há no Senhor Jesus Cristo. Isto posto, como a tal conspiração foi detectada através das evidências históricas e, principalmente, através do estudo da Palavra de Deus e das revelações do Seu Espírito Santo, Satanás está procurando banalizá-la, acrescentando mentiras que façam a verdade  parecer fábula.

            Diante do exposto, precisamos orar, pedindo a Deus discernimento para enxergarmos onde estão os enganos e os exageros relativos à Teoria da Conspiração. Mas não devemos ignorá-la, pois Satanás não pára de conspirar desde o princípio, como diz a Palavra do Senhor: Sede sóbrios; vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão buscando a quem possa tragar”. (I Pedro 5.8).


Pastor Hafner
Chavannes - Suíça

Nenhum comentário:

Postar um comentário