sábado, 31 de dezembro de 2016

A MENTIRA NA BÍBLIA


Você já mentiu alguma vez? Tudo bem, não precisa responder! Mas, o que é a mentira? Será que é permitido mentir em algumas situações? E mais: Há mentiras na Bíblia?

"Mentira é o nome dados às afirmações ou negações falsas ditas por alguém que sabe (ou suspeita) de tal falsidade, e na maioria das vezes espera que seus ouvintes acreditem nos dizeres. Dizeres falsos quando não se sabe de tal falsidade e/ou se acredita que sejam verdade, não são considerados mentira, mas sim erros. 

MORALIDADE DA MENTIRA

Mentir é contra os padrões morais de muitas pessoas e é tido como um 'pecado' em muitas religiões. As tradições éticas e filósofos estão divididos quanto a se uma mentira é alguma situação permissível  Platão disse sim, enquanto Aristóteles, Santo Agostinho e Kant disseram não.

Mentir de uma maneira que piore um conflito em vez de diminuí-lo, ou quew sw vise tirar proveito deste conflito, é normalmente considerado como algo antiético.

Existem pessoas que afirmam que é com frequência mais fácil fazer as pessoas acreditarem numa grande mentira dita muitas vezes, do que numa pequena verdade dita apenas uma vez. Esta frase foi dita pelo Ministro da Propaganda Alemã Joseph Goebbels no Terceiro Reich.

A mentira torna-se uma sátira com propósitos humorísticos quando deixa explícita pelos excessos na fala e o tom jocoso que de fato é uma mentira. Nestes casos é com frequência tratada como não sendo imoral e é bastante praticada por humoristas, comediantes, escritores e poetas." (WikipédiaMentira. Site consultado no dia 31/12/2016, às 10:00h).

A MENTIRA NA BÍBLIA

A Bíblia Sagrada não omite as mentiras praticadas e proferidas até por homens que foram escolhidos por Deus para uma grande missão. Todavia, ela deixa bem claro de onde provém a mentira: "Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira." (Jo 8.44).

A primeira mentira revelada na Bíblia partiu do seu próprio pai, Satanás, quando distorceu a palavra de Deus para Eva (Gn 3.4,5). Além disso, Abraão mentiu (Gn 12.13), Isaque mentiu (Gn 19.6). E mais: Jacó, Davi, Pedro, Ananias e Safira, enfim...

Mas o SENHOR não admite a mentira. Vejamos alguns textos bíblicos que confirmam essa assertiva:

"Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo." (Efésios 4.25)

"Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador." (Colossenses 3.9,10) 

"O Senhor odeia os lábios mentirosos, mas se deleita com os que falam a verdade." (Provérbios 12.22)

"Fora ficam os cães, os que praticam feitiçaria, os que cometem imoralidades sexuais, os assassinos, os idólatras e todos os que amam e praticam a mentira." (Apocalipse 22.15)


Deus vos abençoe!


Nenhum comentário:

Postar um comentário